Nome do sertanejo aparece em dois cenários medidos pela AtlasIntel em levantamento divulgado nesta sexta-feira
Natural do município de Maringá, no Paraná, o ex-juiz federal e hoje senador Sergio Moro foi um dos personagens principais da Operação Lava Jato. A investigação extrapolou o âmbito processual e foi o estopim de manifestações anticorrupção durante o Governo Dilma.
Graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, Moro ganhou notoriedade nacional e internacional por comandar, entre março de 2014 e novembro de 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na operação, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e a Odebrecht. Em 2017, no âmbito dessa operação, condenou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O enfraquecimento da operação teve início pela reação dentro do Congresso Nacional, que questionou os métodos da investigação, e se consolidou a partir da divulgação de conversas privadas entre os integrantes da força-tarefa, em episódio que ganhou o nome de Vaza Jato, em 2019.
Depois de abrir mão do cargo de juiz e assumir o posto de ministro da Justiça de Bolsonaro, fortalecendo as indagações sobre suas motivações políticas, Moro decidiu deixar o governo em meio a atritos com o ex-presidente. Nas últimas eleições, foi eleito senador pelo estado do Paraná, filiado ao União Brasil.