Um total de 956 pessoas das mais de 2.400 detidas após os protestos registrados nas primeiras horas após a proclamação da vitória de Maduro foram libertadas
Venezuela é um país localizado na América do Sul, constituído por uma parte continental e um grande número de pequenas ilhas no Mar do Caribe. Sua capital é Caracas.
O país é amplamente conhecido por suas vastas reservas de petróleo, pela diversidade ambiental do seu território e por seus diversos recursos naturais.
O território venezuelano foi colonizado pelo Império Espanhol em 1522, apesar da resistência dos povos nativos. Em 1811, tornou-se uma das primeiras colônias hispano-americana a declarar a independência. Mas só foi consolidada em 1830 quando a Venezuela deixou de ser um departamento da Grã-Colômbia.
Durante o século XIX, o país sofreu com instabilidade política. Desde 1958 houve uma série de governos democráticos. No entanto, choques econômicos nas décadas de 1980 e 1990 culminaram em várias crises políticas, duas tentativas de golpe em 1992, além do impeachment do presidente Carlos Andrés Pérez por desvio de fundos públicos em 1993.
O colapso da confiança permitiu que Hugo Chávez ganhasse força. Ele criou o conceito de "Revolução Bolivariana" ao aprovar uma nova constituição em 1999. Após a morte de Chávez em 2013, Nicolás Maduro assumiu o poder após ganhar as eleições presidenciais no mesmo ano. Em maio de 2018, Maduro foi reeleito em uma eleição controversa, não reconhecida pela oposição e por grande parte da comunidade internacional.
Atualmente, o país enfrenta uma crise socioeconômica e política grave, com hiperinflação, escassez de produtos básicos, alta criminalidade e censura da imprensa.