Assunto
PUBLICIDADE

Fibromialgia

Com causas ainda desconhecidas, a fibromialgia é uma doença crônica em que o paciente manifesta como sintoma dores contínuas em pelo menos 80% do corpo, principalmente na musculatura, além de muita sensibilidade ao toque.

A condição é a segunda desordem reumatológica mais comum depois da artrite, e acomete entre 2% a 8% da população brasileira. A incidência é maior entre as mulheres de 30 a 60 anos, que representam 70% dos casos.

Assuntos relacionados

Leia mais

Perguntas frequentes

Quais os sintomas da fibromialgia?

O principal sintoma é a dor difusa crônica, ou seja, em ao menos quatro das cinco regiões do corpo — braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e tórax — e, normalmente, o paciente não consegue definir quando e em qual região as dores começaram.

O que causa a fibromialgia?

Ainda não há causa definida, mas a comunidade médica acredita que possa estar relacionada a uma desregulação da dor no sistema nervoso, que leva os pacientes a sentirem mais dor.

Como é o tratamento para fibromialgia?

O tratamento dos pacientes envolve a combinação entre exercícios físicos e medicação, como antidepressivos e ansiolíticos. O primeiro passo para a recuperação é realizar atividades físicas ao menos duas vezes por semana, sobretudo aeróbicas, como natação e caminhada, mas também hidroginástica, alongamento e fortalecimento muscular.

Fotos

  • Mulher sentindo dores nas costas

    1 de 1 imagens

    Mulher sentindo dores nas costas

    Foto: Freepik

AbraRio tem cerca de 1.500 associados, que usam óleo à base de cannabis para tratar males como depressão e mal de Parkinson

Associação com sede em Niterói recebe autorização para cultivar maconha para uso medicinal

Fibromialgia é marcada pela dor crônica em várias partes do corpo; veja sintomas e tratamento da condição que em 70% dos casos afetam mulheres

Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento