Brasil Brasília

Presidente da Capes é nomeado como reitor do ITA

Aeronáutica alterou resolução que proibia candidatura de ex-reitores
O ex-presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O ex-presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

BRASÍLIA — O Comando da Aeronáutica nomeou nesta terça-feira o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ), Anderson Ribeiro Correia , para ocupar o cargo de reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica ( ITA ).

Anderson Correia já havia sido reitor da instituição até janeiro e agora foi reconduzido ao cargo.  Uma alteração na regra de escolha de gestores do ITA, como o GLOBO noticiou, foi encarada pela comunidade acadêmica como um "drible" para permitir a volta do ex-reitor ao posto. Antes, um cláusula do regulamento de sucessão impedia candidatura de ex-reitores por um período de três anos. O trecho foi suprimido por uma nova portaria publicada em novembro.

O nome do atual reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, está sendo estudado pelo MEC.

Com a saída de Correia, a Capes fica sem comando em um momento no qual é discutida sua fusão com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como o GLOBO revelou em outubro, o governo quer fundir as duas organizações. Um grupo de trabalho interministerial será criado para estudar as propostas.

Em entrevista ao GLOBO também em outubro, questionado sobre sua candidatura à reitoria do ITA, Correia afirmou que trabalharia "onde o governo federal estipular" e ia seguir o que o país mandasse.

— Eu sou um servidor do comando da aeronáutica, da Força Aérea Brasileira. A gente é um soldado e trabalha onde o general mandar. Eu sigo as diretrizes do governo federal. A gente trabalha para servir o país. Estou em Brasília desde a transição, vim para cá em novembro, apoiei a estruturação do MEC. Vou atuar onde for mais útil para a sociedade — disse na ocasião.

A previsão orçamentária da Capes para o próximo ano é de que a instituição tenha cerca de R$ 1 bilhão a menos do que neste ano. O déficit orçamentário deve acabar prejudicando a concessão de bolsas pela instituição, que sofreu suspensões de benefícios neste ano.

Em resposta à reportagem, a Capes afirmou que a posse de Correia no ITA será no próximo dia 27 de janeiro o que dará tempo à instituição " para uma transição tranquila, já articulada com o MEC."

A Capes informou ainda que a escolha do sucessor de Correia já está sendo discutida com o MEC, "que já está estudando um nome".