Medicina
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 04/10/2024 - 08:46

Vacina inovadora contra câncer de ovário revoluciona prevenção

Pesquisadores de Oxford desenvolverão vacina inovadora contra câncer de ovário, financiada pelo Cancer Research UK. O objetivo é ensinar o sistema imunológico a combater a doença. Estudo foca em proteínas específicas para atingir eficácia na prevenção. A vacina pode revolucionar a prevenção do câncer de ovário, semelhante ao câncer do colo do útero.

A primeira vacina para a prevenção do câncer de ovário do mundo será desenvolvida nos próximos três anos por pesquisadores da Universidade de Oxford. O imunizante terá como objetivo ensinar o sistema imunológico a se defender da doença em seus estágios iniciais.

Para que isso aconteça, a entidade filantrópica Cancer Research UK vai financiar mais de 4 milhões de reais em prol da pesquisa.

"OvarianVax se baseia nos desenvolvimentos empolgantes em tecnologia de vacinas durante a pandemia. Este é um dos muitos projetos que esperamos que dêem às mulheres vidas melhores e mais longas, livres do medo do câncer", afirma Michelle Mitchell, diretora executiva da Cancer Research UK, em comunicado.

Atualmente, para mulheres com genes BRCA1 alterados o risco de desenvolver câncer de ovário é até 65%, e até 35% maior em mulheres com genes BRCA2 alterados, em comparação com mulheres sem essas alterações genéticas.

Por isso, a orientação é de que as pessoas que possuem tais alterações tenham seus ovários removidos até os 35 anos, o que significa que elas não podem ter filhos no futuro. Como consequência desta remoção, elas passam pela menopausa precoce.

Uma das frentes do estudo liderado por Oxford é descobrir quais são as proteínas presentes na superfície das células de câncer de ovário em estágio inicial que podem ser reconhecidas com maior facilidade pelo sistema imunológico.

A partir disso, eles irão testar qual é o modo mais efetivo para a vacina atingir os pontos fracos destas células e matá-las antes de tornarem um tumor. Segundo os pesquisadores, amostras de tecido dos ovários e trompas de falópio de pessoas com câncer de ovário serão usadas para recriar os estágios iniciais do câncer de ovário no estudo.

Caso a pesquisa consiga atingir seus objetivos, ela irá para testes clínicos. Conforme o comunicado da universidade, eles pretendem que o imunizante seja distribuído como principal forma de prevenção para a doença.

"Precisamos de melhores estratégias para prevenir o câncer de ovário. Atualmente, mulheres com mutações BRCA1/2, que estão em risco muito alto, recebem cirurgia que previne o câncer, mas as priva da chance de ter filhos depois. Ao mesmo tempo, muitos outros casos de câncer de ovário não são detectados até que estejam em um estágio muito mais avançado", explica Ahmed Ahmed, diretor do Laboratório de Células de Câncer de Ovário, Instituto de Medicina Molecular MRC Weatherall da Universidade de Oxford e líder do projeto OvarianVax.

Ahmed e sua equipe haviam descoberto anteriormente que as células imunes de pacientes com câncer de ovário "recordam" do tumor. E com base nisso, poderão treinar o sistema imunológico para reconhecer mais de 100 proteínas ligadas a este tipo cancerígeno.

Até esta vacina chegar a população geral levará muitos anos, como indica o comunicado da Universidade de Oxford, mas, o desenvolvimento garantirá que o câncer de ovário poderá ser prevenido através da imunização, como o câncer do colo do útero.

Mais recente Próxima Câncer: tratamento inédito para mieloma múltiplo chega ao Brasil
Mais do Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica