Ficar em casa durante os meses frios nos faz respirar mais ar poluído do que ao ar livre. Isso acontece porque, nesse período, as janelas tendem a ficar fechadas. Isso significa que não há brisa fresca para diluir as emissões nocivas de eletrodomésticos, produtos de limpeza e garagens, que podem liberar altas concentrações de vapor de gasolina diretamente dentro de casa.
— Toda vez que foi estudado por alguém, a qualidade do ar interno é pior do que externa — disse Fraser Torpy, pesquisador de biorremediação da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, ao The Guardian.
A boa notícia é que é possível melhorar esse cenário e respirar um ar mais puro até mesmo no inverno. Um estudo recente, feito por Torpy e sua equipe, descobriu que uma pequena parede verde contendo uma mistura de plantas era eficaz na remoção de vapores tóxicos derivados do petróleo, como o benzeno – extraindo 97% dos compostos cancerígenos mais tóxicos do ar circundante em oito horas.
No entanto, colher as recompensas purificadoras das plantas envolve mais do que apenas comprar um novo vaso. Outro trabalho, publicado anteriormente, mostrou que seriam necessárias de 10 a 1.000 plantas por metro quadrado de área útil para remover os contaminantes do ar na mesma proporção que simplesmente abrir uma janela.
O autor do novo estudo concorda que são necessárias "muitas plantas" para purificar o ar com eficácia. Segundo ele, instalar uma parede verde é a solução mais simples. Além de reunir uma grande qualidade de plantas, ele explica que as bactérias na mistura de vasos são uma parte crucial do ecossistema que remove as toxinas do ar.
Se fazer uma parede verde em casa não é uma opção, especialistas em plantas recomendam fazer uso de espaços verticais, como prateleiras, adicionar alguns estandes de plantas em camadas ou obter um terrário para “encaixar várias espécies em um pequeno espaço”.
A quantidade de luz que as plantas recebem também é uma parte importante da história. Quanto mais luz uma planta recebe, mais ativa ela é e, portanto, mais toxinas pode remover do ar.
Em relação aos tipos de plantas que funcionam melhor, o pesquisador afirma que quantidade e qualidade são mais importantes do que espécies.
— Basta colocar plantas que funcionem em suas condições — diz ele.
Pouco é melhor que nada
Se não for possível fazer uma parede verde ou transformar sua casa em uma selva, ter algumas plantas em casa é melhor do que nenhuma. Como algumas plantas podem ter um custo elevado, uma boa opção é a hera-do-diabo, também conhecida como jiboia. Ela é fácil de propagar e de cuidar.
Monstera adansonii, também conhecida como monstera de Adanson, planta de queijo suíço ou planta de cinco buracos e filodendro com folhas de coração também são ótimas opções.