Inspiradas na trajetória das inglesas Daisy e Violet Hilton (1908-1969), famosas por suas atuações em circos americanos e no ramo do vaudeville durante a década de 1930, as uruguaias Leonor Chavarría e Florencia Santángelo interpretam duas gêmeas siamesas na comédia "Demasiado juntas", que estreia nesta quinta-feira (5) no Centro Cultural Banco do Brasil após ser encenada no Uruguai.
- Fique por dentro: siga o perfil do Rio Show no Instagram (@rioshowoglobo), assine a newsletter semanal e entre no canal do WhatsApp
- Depois de 30 anos: Alexandre Borges estrela 'Esperando Godot', montagem do Teatro Oficina, ao lado de Marcelo Drummond, viúvo de Zé Celso
Dirigido por Richard Riveiro, o espetáculo, construído como um mockumentary (falso documentário), narra a história de Yvonne e Mabel. Nascidas em um circo do Rio da Prata, fronteira entre Argentina e Uruguai, elas enfrentam desafios profissionais e pessoais, unidas em um só corpo, enquanto se dedicam ao circo.
— A montagem estabelece uma relação direta com o espectador, não há quarta parede. Essa instância onde a plateia chegou é a da gravação do documentário, que conta a história delas. A gente constrói, no palco, um set de filmagem, com elementos que remetem ao circo e ao teatro. Esses depoimentos que elas dão para a gravação são permeados por números musicais e circenses. É como se fossem as memórias delas — explica Florencia, também idealizadora da produção.
Na trama, que mistura números circenses com cenas dramáticas, a dupla revela segredos e reflete sobre sucesso e esquecimento.
— A peça trata sobre a vida como uma jornada de autodescoberta, de busca da liberdade, mesmo em seres que estão colados, da busca por identidade, mesmo quando parece impossível . E, acima de tudo, da importância dos afetos construídos ao longo de uma vida — analisa a atriz.
Programe-se:
Onde: CCBB (Teatro III). Rua Primeiro de Março 66, Centro. Quando: Qui a sáb, às 19h. Dom, às 18h. Até 22 de dezembro. Estreia quinta (5). Quanto: R$ 30. Classificação: Livre.