Melhor chef do mundo, Janaína Torres exalta a comida brasileira em receita rápida com milho
Paulistana à frente do Bar da Dona Onça foi destaque nas aulas do Rio Gastronomia neste domingo (1º)
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 01/09/2024 - 20:15
Chef destaca culinária brasileira e planos de expansão no Rio Gastronomia.
A chef Janaína Torres exalta a comida brasileira em aula no Rio Gastronomia, destacando a versatilidade da culinária nacional e a importância de evitar produtos industrializados. Ela ensina uma receita rápida com milho, ressaltando a valorização dos saberes ancestrais. Além disso, revela planos de abrir filial do Bar da Dona Onça no Rio. Outros chefs também compartilham dicas e receitas durante o evento.
Eleita a Melhor Chef Mulher do mundo pelo prestigiado ranking 50 Best, a paulistana Janaína Torres comandou as panelas do Auditório Santander neste domingo (1º), encerrando a maior edição já feita do Rio Gastronomia. Tietada por uma legião de fãs, a cozinheira ensinou a receita de um cozido de milho à brasileira (com direito a provinha), pensado para aproveitar as sobras da geladeira.
- 'Comer é um ato político': Janaína Torres fala sobre retorno à TV, família e futuro da gastronomia
- Saideira: último dia do Rio Gastronomia tem melhor chef do mundo e samba
- Dicas imperdíveis: comidas de chefs premiados, o que comprar e aonde ir no evento
— A cozinha brasileira é muito versátil. É uma das cozinhas mais ricas do mundo, porque mesclamos saberes ancestrais dos povos originários com as populações que imigraram para cá. Precisamos preservar isso — afirmou a coproprietária do restaurante A Casa do Porco, eleito o 12º melhor do mundo, pelo mesmo ranking.
Para exaltar a identidade cultural brasileira, a chef escolheu o milho (em farinha, fubá ou a espiga ralada) do Projeto Crioulo como base de um cozido que levou ainda ingredientes como ora-pro-nóbis, aipo, salsão, alcatra e cenoura. Ela destacou ainda a importância de evitar produtos industrializados.
— Queremos sabor, mas também valor nutricional. A gente acaba comprando alguns produtos prontos pela facilidade, mas a verdade é que muitos podem ser feitos em casa, não precisa comprar tudo em supermercado — disse Janaína. — Quando eu era criança eu fazia as coisas porque não tinha dinheiro pra comprar pronto.
Em um momento de bate-papo com o público, a melhor chef do mundo revelou ainda que pensa em abrir uma filial do Bar da Dona Onça no Rio de Janeiro.
— Muita gente pergunta por que não abro, eu tenho vontade. Adoro o Rio de Janeiro! — exaltou.
No Auditório Senac, ao lado, a chef Heaven Delhaye, à frente de um dos quiosques mais concorridos desta edição no evento, seu Heaven Cucina, preparou um risoto de costela com espuma de parmesão. Ela ensinou o passo a passo, desde o mise-en-place até como fazer o caldo.
— O segredo do risoto é ficar ali do lado, dar carinho, atenção. Tem que deixar o arroz absorver o líquido antes de entrar com a próxima leva, e mexer muito. Ele vai ficar super cremoso e não precisa finalizar com creme de leite, a cremosidade vai ser do próprio grão que libera o amido — aconselhou a chef.
Mais cedo, o endocrinologista Fabiano Serfaty falou sobre a importância da alimentação saudável para se viver por mais tempo e com qualidade, como nas chamadas Blue Zones. Ele conversou com a plateia ao lado do chef Bruno Hamad, que criou para a aula o prato 100 anos O GLOBO para 100 anos de longevidade, que ensinou a preparar ao vivo. A receita levava bottarga, brotos orgânicos, caldo de legumes, cenoura, couve, frégola sarda, misso, pimenta-do-reino, sal e tofu.
A programação do dia teve ainda uma aula doce com o chef confeiteiro do Nolita, Felipe Appia, lotada de crianças, que aprenderam a preparar um bolo de pão de mel; um duelo de empanadas com o chef argentino Gonzalo Vidal, que veio este ano no estande do Rocka Búzios, e o boliviano Checho Gonzales; e uma degustação de vinhos da Miolo Safra 2002, com o enólogo Adriano Miolo, enter outras.
Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander, Naturgy, Claro e Light, Patrocínio de Stella Pure Gold, Maturatta, Refit 70 anos, BYD, Rio Jogos, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Garrafaria, Chandon, Água Pouso Alto, Andorinha, Colégio pH, Prezunic, Coca-Cola, Matte Leão, Tron, Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet, Arpo Gin, Granado, Musquée, Granfino, Frescatto, Três Corações, Quero Chuva, Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.