No último dia do segundo fim de semana do Rio Gastronomia, o público dos auditórios Senac e Santander saiu cheio de receitas novas para testar em casa. Andressa Cabral, do Yayá, ensinou a fazer os ovos recheados com patê e farofa de linguiça do Oti, bar que a apresentadora do reality Iron Chef Brasil abriu na semana passada em Ipanema com o mixologista paulista Gabriel Santana (do Cordial e do Santana) e com Fernando Blower, seu sócio também no Meza Bar.
- O que comer no Rio Gastronomia? Crítica do GLOBO indica pratos imperdíveis no evento
- Quer ver como é o Rio Gastronomia por dentro? Vídeo te leva para um passeio pelo festival
Com muito bom humor, a chef entreteve o público, que degustou e aprovou a receita. Muito aplaudida no fim da aula, Andressa gritou para a cozinha que divide os dois auditórios:
— Segura Danilooo! — provocando o colega Danilo Parah, do Rudä e do Mäska, que se preparava para sua aula na sala ao lado.
Antes de começar, Parah veio dar um abraço na amiga, e encarou bem o desafio. O chef preparou seu bombom de queijo (que está no menu do servido pelo Rudä no evento). Mais cedo, a chef Jess Hulme, do Pitanga, em Niterói, ensinou seu mini taco de carne assada.
— Essa receita traz a memória afetiva da carne assada da minha avó, mas com temperos da culinária asiática para dar uma pegada mais moderna. Gosto de trabalhar com receitas de família repaginadas. É uma receita bem fácil de reproduzir em casa, sem mistérios — afirmou Jess.
- Sopas, massas, vinhos, cachaça... O que saborear no Rio Gastronomia para espantar o frio
E teve espaço também para as crianças. Na aula “Super foods saudáveis para crianças”, os pequenos colocaram a mão na massa para preparar seu próprio cachorro-quente saudável, feito com frango, salada e molho de tomate, orientados por Gabriel de Carvalho (do projeto gastronômico Tatim Comidinhas), Manu Zappa (Prosinha na Cozinha), e a nutricionista infantil Julia Masset (Oficina do Comer). O dia contou ainda com a aula “Estimulando os sentidos na gastronomia infantil”, com Deise Rosa e Carla Coratini, do Mesa Brasil, que falaram sobre técnicas de aproveitamento integral de alimentos.
Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander, Naturgy, Claro e Light, Patrocínio de Stella Pure Gold, Maturatta, Refit 70 anos, BYD, Rio Jogos, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Garrafaria, Chandon, Água Pouso Alto, Andorinha, Colégio pH, Prezunic, Coca-Cola, Matte Leão, Tron, Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet, Arpo Gin, Granado, Musquée, Granfino, Frescatto, Três Corações, Quero Chuva, Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.
Melhores restaurantes do Rio:
- Os melhores restaurantes asiáticos
- Os melhores restaurantes brasileiros
- Os melhores restaurantes de carne
- Os melhores restaurantes de cozinha contemporânea
- Os melhores restaurantes franceses
- Os melhores restaurantes italianos
- Os melhores restaurantes japoneses
- Os melhores restaurantes de peixes e frutos do mar
- As melhores pizzarias
- Os melhores restaurantes portugueses
- Os melhores restaurantes vegetarianos
- Outras cozinhas: restaurantes variados
- Os melhores pés-limpos
- Os melhores pés-sujos
- As melhores confeitarias
- Os melhores cafés da manhã
Acesse o guia Rio Show e faça buscas por restaurante, tipo de cozinha e bairro