Web Summit Rio
PUBLICIDADE
Por — Rio

Em um mercado de aplicativos de transporte dominado pelo duopólio de Uber e 99, o russo Arsen Tomsky veio ao Web Summit Rio vender a ideia de que há espaço para uma terceira via. Em 2012, ele fundou a InDrive, que se diferencia dos rivais com um modelo que permite ao passageiro negociar o preço diretamente com o motorista.

Agora, acaba de nomear um chefe para o negócio no Brasil com a meta de tornar “mais locais” as operações aqui e fazer do país um dos mais importantes entre os 46 em que opera.

— O Brasil é um dos nossos focos, com uma imensa população, onipresença de smartphones e público habituado a serviços móveis. Vemos um futuro importante aqui no país — disse o empreendedor. — A competição é dura no Brasil, mas, passo a passo, os concorrentes tentarão extrair mais receitas, cobrando mais de motoristas e passageiros. Isso é uma oportunidade pra gente.

A InDrive diz que cobra do motorista uma taxa fixa da ordem de 10%. O percentual é menor que os de 99 e Uber e vem sendo usado como chamariz na tentativa de crescer a frota plugada ao app.

— Começamos em uma cidade pequena, sem recursos, e ganhamos mercado mundo afora porque não operamos em um modelo “capitalista” como o das outras, cuja ambição é se tornar um monopólio. Elas cobram 30%, 40% dos motoristas — criticou.

Ao comparar seu modelo ao das rivais, Tomsky levanta a bandeira da “justiça” e ataca a política de remuneração das concorrentes. Isso não impede a InDrive de ser financiada por alguns dos fundos mais endinheirados do planeta. Nos últimos 12 meses, levantou US$ 300 milhões com o General Catalyst, que investe em firmas como Airbnb.

‘Comendo pelas beiradas’

Mesmo assim, Tomsky posiciona seu negócio como uma espécie de azarão — definição que guarda relação direta com a história sui generis da startup. A InDrive foi fundada na terra natal de Tomsky, Yakutsk, considerada a cidade mais fria do mundo, com temperaturas que chegam a -64°C, e encravada na Sibéria— tão longe de Moscou quanto o Rio está de Medellín, na Colômbia.

Desde então, a companhia vem “comendo pelas beiradas”: em vez de se estabelecer em mercados desenvolvidos, seu foco está em países emergentes, do Cazaquistão ao México, da Tanzânia à Índia.

— Escolhemos lançar nos emergentes porque queríamos crescer rápido. É difícil ter velocidade nos EUA, onde tudo é caro. Não tínhamos dinheiro para investir em marketing no mercado americano. Em regiões como a América Latina, crescemos no boca a boca — disse. — Só agora lançamos na Flórida, mas ainda estamos achando o modelo ideal por lá.

A InDrive está no Brasil há quase seis anos, mas sua participação de mercado está abaixo de 10%. A companhia diz, porém, que dos 66 milhões de downloads do seu app pelo mundo em 2023, 6 milhões vieram daqui.

Nas últimas semanas, a InDrive criticou pontos do projeto para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativo, proposto pelo governo e que tramita no Congresso. Um dos seus argumentos é que o projeto traz custos que podem inviabilizar o serviço, incluindo o tamanho da taxa de INSS.

— Não adianta transformar o mercado de uma forma que torne o serviço inviável, levando a aumento de preços. Isso afasta o usuário. Em relação aos últimos avanços regulatórios no Brasil, a categoria de motoristas não foi ouvida de maneira completa — afirmou Stefano Mazzaferro, novo country manager no Brasil.

A cobertura do Web Summit Rio 2024 na Editora Globo é apresentada pelo Senac RJ e Itaú, com o apoio da Prefeitura do Rio | InvestRio.

Mais recente Próxima Agenda de megaeventos injeta bilhões na economia do Rio de Janeiro
Mais do O Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica