Recém-nascidos internados em UTI ganham fantasia de Natal em hospital de Niterói
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, projeto que comemora ‘mesversário’ dos bebês os presenteou para ‘suavizar o momento da internação em unidade intensiva’
Por O Globo — Rio de Janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 24/12/2024 - 18:46
"Fantasias de Natal alegram bebês na UTI do Hospital Estadual Azevedo Lima em Niterói"
Recém-nascidos na UTI do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, ganham fantasias de Natal para suavizar a internação. Projeto Pequenos Encantos celebra 'mêsversário' dos bebês, proporcionando momentos felizes para as famílias. Iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde visa transformar angústia em alegria.UTI neonatal recebe decoração natalina, trazendo emoção aos pais. Novo Heal oferece estrutura especializada com 36 leitos e melhorias nas instalações.
Um momento fofura invadiu a UTI do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, neste Natal. O Projeto Pequenos Encantos, que comemora o ‘Mêsversário’ dos recém-nascidos que precisam de cuidados intensivos, espalhou o clima natalino pela UTI Neonatal da unidade.
- Véspera de Natal no Rio tem temperatura alta e chance de chuva; saiba a previsão do tempo para os próximos dias
- Refugiados que vivem no Rio se unem no Natal para compartilhar lembranças e afetos; confira comemorações
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), todo mês, funcionários do hospital se reúnem e escolhem um tema. A coordenadora de Psicologia, Ediléa Oliveira, é quem confecciona as fantasias para os recém-nascidos que estão na UTI. Dessa vez, foram botas de Papai Noel e duendes.
— As mães levam as fantasias dos pequenos para casa. Esta iniciativa vem transformando dias de angústia e apreensão em um momento agradável e feliz para as mamães e papais da Utineonatal. É um presente que a gente ganha saber que esse momento difícil ficará eternizado na vida dessas famílias.
A moradora do Laranjal, em São Gonçalo, Yasmim Feitosa de Souza, é mãe do pequeno Samuel, que nasceu dia 14 deste mês e está internado na UTI Neo.
— Eu paguei a fotógrafa para fazer um ensaio do meu filho recém-nascido, mas eu não contava que ele fosse ficar internado. E essas fotos dele de duende de Natal vão ficar registradas na minha vida. Era o que eu queria ter feito e ainda vou levar a roupinha como recordação. A minha família inteira vai ficar muito emocionada — disse Yasmim.
A mesma emoção sentiu a mamãe Julia Costa Brazil, mãe do Emanuel.
— Meu filho nasceu prematuro e pequenininho. Quando o ele dentro dessa bota de Papai Noel não consegui conter a emoção. É um verdadeiro presente de Natal e não vejo a hora de levar ele e esse presente lindo para casa.
Especializada em partos de alto risco, de acordo com a SES, a nova maternidade do Heal conta ao todo com 36 leitos, distribuídos por 12 quartos, que também ganharam banheiros (antes eram coletivos e localizados no corredor), novas camas, berços e poltronas. Já a UTI Neo conta com 10 leitos de UTI neonatal e 5 de UI (Unidade Intermediária /Semi-Intensiva).
Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio