Rio
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/11/2024 - 08:36

"Falta d'água suspende atividades em universidades e Tribunal de Justiça do Rio"

Universidades e Tribunal de Justiça do Rio mantêm atividades suspensas devido à falta d'água, com previsão de retorno em até 72 horas. Concessionárias finalizam reparos, mas abastecimento gradativo continua. População deve economizar água.

A falta d'água ainda atrapalha o funcionamento de instituições no município nesta sexta-feira. Novamente, as aulas e programações presenciais em duas universidades públicas foram suspensas, bem como parte do funcionamento das atividades do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

O Sistema Guandu já funciona com capacidade máxima e as concessionárias responsáveis por levar a água até a população também já finalizaram seus serviços de reparo e manutenção. O prazo informado pelas concessionárias para a normalização do abastecimento de água é de até 72 horas. Assim, a previsão é de que o fornecimento seja reestabelecido completamente até o próximo domingo (1º).

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) usou, novamente, seu perfil nas redes sociais para avisar da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta-feira por conta da falta d'água. A medida vale para os seguintes campus.

  • Francisco Negrão de Lima;
  • Pavilhão Professor Paulo de Carvalho;
  • Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi);
  • Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj);
  • Pavilhão Americo Piquet Carneiro.

A Unirio também avisou a funcionários e alunos, através de seu perfil nas redes sociais, que atividades presenciais não essenciais estão suspensas nesta sexta devido à falta d'água "causada pelo não fornecimento pela empresa Águas do Rio". Bancas e outros eventos especiais seguem o cronograma e não serão cancelados. As atividades remotas continuam ocorrendo normalmente.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, assinaram, no fim da tarde de quinta-feira, o ato executivo que determina a suspensão do expediente presencial nesta sexta-feira. A mudança também tem suspensão dos prazos processuais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição.

O trabalho será remoto aos servidores e colaboradores. "As unidades administrativas e jurisdicionais funcionarão de forma remota, incluindo o Balcão Virtual no caso das serventias", diz trecho do documento.

No documento, é destacado que há "baixos níveis percentuais de água de todos os reservatórios do Complexo do Foro Central da Capital". O restaurante do SENAC do 4º andar estará com suas atividades suspensas.

Fim de reparo

A concessionária Águas do Rio informou, nesta manhã, que concluiu o reparo na rede de distribuição de água da Avenida Francisco Bicalho, na Região Portuária do Rio. O serviço foi concluído ainda na noite de quinta-feira. A ocorrência afetou a recuperação do abastecimento na Grande Tijuca, Centro e em partes da Zona Sul.

Segundo a empresa, na manhã desta sexta-feira, o fornecimento nestas regiões está em processo de normalização. A Águas do Rio destaca que o reabastecimento é gradativo, com prazo de até 72 horas. Após diversos atrasos no abastecimento, a população deve continuar a economizar água.

Veja os bairros afetados:

  • Andaraí
  • Bairro de Fátima
  • Botafogo
  • Catete
  • Catumbi
  • Centro
  • Cosme Velho
  • Gamboa
  • Glória (partes)
  • Laranjeiras
  • Leme
  • Maracanã
  • Praça da Bandeira
  • Rio Comprido
  • Tijuca
  • Santa Teresa
  • Saúde
  • Urca (partes)
  • Vila Isabel

Manutenção do Guandu

Ainda há falta d'água em diversos bairros, apesar da conclusão da manutenção anual programada realizada pela Cedae no Sistema Guandu. O serviço foi finalizado dentro do prazo previsto, segundo a companhia estadual, na noite da última terça-feira. Às 10h55 de quinta-feira, o sistema voltou a operar com 100% da capacidade.

Apesar do reestabelecimento do sistema, muitas regiões da capital e de municípios vizinhos seguem com problema de abastecimento. A previsão é de normalização em até 72 horas, isto é, até domingo, para alguns pontos. As concessionárias, responsáveis pelo fornecimento, pedem que a população economize água neste período. Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão, o Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Mais recente Próxima Justiça determina fim da greve dos professores da rede municipal do Rio, mas categoria decide não voltar

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Plastic particles have already been detected in various organs, but proving their damage to the body remains challenging

Microplastics found in the human brain: How harmful are they?

Manifestações já tiveram mais de 1.500 detentos escapando da prisão e quase 60 mortes; jornalista é residente em Moçambique, mas decidiu por deixar o país por enquanto devido à violência

Colunista do GLOBO, José Agualusa relata 'tragédia total' em Moçambique após protestos

Brazilian Society of Ophthalmology and Inmetro warn that the impact of spheres used as ammunition can cause irreversible injuries

Gel blasters: experts warn of the risk of serious eye injuries from the toy's use

La Sociedad Brasileña de Oftalmología e Inmetro advierten que el impacto de esferas usadas como munición puede causar lesiones irreversibles

Pistolas de gel: expertos advierten sobre el riesgo de lesiones graves en los ojos por el uso del juguete

Nomes como Ary Fontoura, Ana Maria Braga, Walcyr Carrasco e Miguel Falabella enaltecem legado do ator

Artistas e colegas lamentam morte de Ney Latorraca e prestam homenagens: 'Lacuna imensurável na cultura'

Alíquotas são de 0,5% a 4% sobre os preços de mercado dos veículos, que foram divulgados pela Secretaria de Fazenda

IPVA 2025: saiba quanto você vai pagar de imposto no RJ

Autoridades da Rússia e do Cazaquistão falam em ‘especulações’ e pedem que as pessoas aguardem os resultados das investigações

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência