O encontro Diálogos RJ, realizado pelo GLOBO nesta sexta-feira, a partir das 9h30, no auditório da Editora Globo (Rua Marquês de Pombal 25, no Centro do Rio) debate os avanços na informatização do setor público no estado e os desafios que o setor enfrenta. O evento, aberto ao público, tem inscrição gratuita, que pode ser feita neste link.
O encontro reunirá autoridades públicas e especialistas para discutir as vantagens e os desafios da governança digital. O debate será mediado pelo colunista Pedro Doria. Entre os participantes, está Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
— Um dos cinco grandes desafios que temos é buscar uma integração federativa para que de fato a gente tenha um processo de transformação digital que atinja estados e municípios. Nós temos cerca de 4,2 mil serviços que foram digitalizados. Isso representa 90% do total de serviços passíveis de digitalização no âmbito federal. Porém ainda temos apenas 44% dos estados com uma estratégia de governo digital — explica ele.
Outro debatedor será Mauro Farias, secretário estadual de Transformação Digital.
— O desafio é a gente digitalizar cada vez mais os processos, transformar a tramitação dos serviços para que ela seja 100% digital. E tudo isso tem que ser feito com muito investimento em segurança e na proteção aos dados do cidadão. Estamos numa fase de levar o RJ Digital aos municípios. Somos pioneiros no Brasil neste sentido e consideramos que é algo fundamental fazer a transformação digital — diz Farias.
Dois painéis
O evento terá dois painéis. O primeiro, intitulado “Integração com a União e exemplos de sucesso”, terá a participação dos secretários Rogério Mascarenhas e Mauro Farias, além de Vanessa Campagnac, gerente de Comunicação do Republica.org; Eduardo Benchimol, head de Setor Público da Estônia Hub, e Manuel Bonduki, gestor público federal e professor na área de Inovação no Insper.
O segundo painel terá o tema “Conexão e informação: as dificuldades para incluir o cidadão”, com a participação de Flávio Rodrigues, presidente do Proderj; Fábio Queiróz, cofundador da Rio Innovation Week; Claudia Cappelli, professora do Instituto de Matemática e Estatística da Uerj; Luciana Portilho, pesquisadora do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, e Luciene Mourão, presidente da Comissão de Estudos para Aprimoramento da Gestão Pública da OAB/RJ.
O Brasil ocupa a 12ª posição no ranking das Nações Unidas de 2022 que mede a amplitude da oferta de serviços digitais no mundo. Já o Estado do Rio de Janeiro conquistou o terceiro lugar geral no índice de maturidade em segurança da informação no levantamento divulgado no ano passado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Em 2021, o estado estava na 16ª posição.
Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio