A Riotur cancelou os ensaios técnicos do carnaval que aconteceriam, neste domingo, no Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, e também os ensaios de rua das escolas de samba. A decisão aconteceu após o prefeito Eduardo Paes informar, por meio de suas redes sociais, que determinou o cancelamento dos ensaios em função da forte chuva sobre a Região Metropolitana do Rio nas últimas 24 horas. Os ensaios seriam da Portela e da Unidos da Tijuca.
- Chuva forte no Rio: moradores relatam aparição de jacarés em enchentes; veja vídeo
"Pedi ao presidente da Riotur para que faça contato com a @LIESA_RJ determinando o cancelamento do ensaio técnico de hoje na Marques de Sapucaí", escreveu o prefeito do Rio. Em Sepetiba, na Zona Oeste, o desfile do bloco Máfia do Pandolfi também foi cancelado.
As chuvas estão provocando sérios transtornos na cidade e no estado do Rio desde a madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros confirmou nesta manhã sete mortes até o momento na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense. Há uma pessoa desaparecida ainda em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A Avenida Brasil, que chegou a ser totalmente interditava durante a madrugada, já foi totalmente liberada. Pela manhã, agentes da prefeitura chegaram a fechar a pista central, no sentido centro, para fazer o escoamento da água. O subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, também está alagado. Já o metrô funciona parcialmente na Linha 2, por conta do transbordamento do Rio Acari.
O Centro de Operações da prefeitura informa que o município entrou no estágio 4 (quarto nível numa escala de 5) às 2h45, devido aos elevados pluviométricos acumulados em 24 horas. Além disso, diversas ocorrências estão em andamento e provocam impactos na rotina da cidade, principalmente na Zona Norte.
Em Acari, na Zona Norte, moradores foram surpreendidos pela presença de jacarés nas ruas alagadas da comunidade e compartilharam imagens dos animais em meio a enchente nas redes sociais.