Tradicional celebração judaica, Festa das Luzes será realizada nesta quinta, na Praia de Copacabana
Também como parte do Chanucá, haverá atividades domingo, no Leblon
Por O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 24/12/2024 - 01:09
Celebração de Chanucá em Copacabana e Leblon
A tradicional celebração judaica, Chanucá, acontecerá na Praia de Copacabana com um hannukiah de 6 metros e atividades culturais. No Leblon, mais celebrações no domingo. O evento simboliza a vitória da luz sobre as trevas e promove a liberdade religiosa e de expressão.
Tradicional evento realizado pela comunidade judaica, a Festa das Luzes, ou Chanucá, será realizada nesta quinta-feira (26), a partir das 18h, na Praia de Copacabana, quando será acendido um hannukiah, ou chanucá (escultura em forma de candelabro), de seis metros de altura, com um show de luzes, seguido de uma oração coletiva pela paz e harmonia entre os povos.
O evento, na Avenida Atlântica, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara, terá ainda apresentações musicais com Déborah Levy (teclado) e Michel Nirenberg (saxofone) e a banda Rag Samba Eletro, formada há 25 anos por oito ritmistas de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, que apresenta um repertório com música judaica, sucessos nacionais e internacionais. Também estão programadas a peça “O Milagre de Chanucá”, com atores do Centro de Investigação Artística, e circo com artistas da Circo & Cia.
Ainda como parte da celebração, no domingo (29), será a vez de a Praça Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon, receber, a partir das 18h, diversas atividades culturais, com música a cargo da saxofonista Daniela Spielmann e do violinista Gilbert Vilela e participação dos artistas do Centro de Investigação Artística e da Circo & Cia, que já terão se apresentado em Copacabana.
Toda a programação é aberta para o público, contando com estruturas de acessibilidade, segurança e banheiros durante os eventos.
O Chanucá, ou Hanukkah, palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração", é uma tradicional festa judaica que comemora a vitória da luz sobre as trevas e a liberdade de religião e de expressão para todos. Também como parte da celebração, no último dia 18, vários menorás, candelabros de sete pontas e conhecidos símbolos do judaísmo, medindo entre 1,5m e 3m, foram acesos em diversos pontos da cidade, como os túneis Zuzu Angel, Rebouças e Santa Bárbara, os shoppings RioSul, Leblon, Rio Design e BarraShopping, o Arpoador, a Estação do Metrô Cardeal Arco-Verde, e a Praça Saens Peña. A simbologia é que eles iluminam os caminhos da paz, da solidariedade e da tolerância.
Serviço:
Chanucá na Praia de Copacabana
Onde e quando: Dia 26/12, a partir das 18h, na Av. Atlântica, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara
Atrações artísticas: Banda Rag Samba Eletro, Déborah Levy (teclado) Michel Nirenberg (saxofone), teatro (Centro de Investigação Artística) e circo (Circo & Cia)
Festa de Chanucá no Leblon
Onde e quando: 29 de dezembro, às 18h, na Praça Zózimo do Amaral (Leblon)
Atrações artísticas: Daniela Spielmann (sax), Gilbert Vilela (violinista), teatro (Centro de Investigação Artística) e circo (Circo & Cia)
Inscreva-se na Newsletter: Zona Sul