Orquestras fazem concertos gratuitos em Copacabana e Laranjeiras
Apresentações de conjuntos, formados por jovens de projetos sociais, serão no Forte de Copacabana e na Praça São Salvador
Por O Globo — Rio de Janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 20/12/2024 - 16:19
Orquestras de Jovens em Concerto Gratuito no Rio, Promovendo Inclusão e Solidariedade
Orquestras de jovens de projetos sociais oferecem concertos gratuitos em Copacabana e Laranjeiras neste sábado, celebrando o Natal e promovendo inclusão e educação musical. Em Laranjeiras, a Banda Juvenil Fluminense se apresenta na Praça São Salvador, enquanto a Orquestra Forte de Copacabana realiza seu concerto especial no Forte. Os eventos visam transformar vidas por meio da música e arrecadar alimentos para instituições sociais.
Este sábado será embalado por música clássica e bossa brasileira em dois palcos a céu aberto na Zona Sul. Gratuitas, as apresentações celebram o clima natalino e são também uma chance para o público conhecer trabalhos desenvolvidos com jovens de comunidades carentes e de escolas públicas que usam a música como instrumento de um futuro melhor.
- Forró inclusivo: Tijuca Tênis Clube terá baile neste domingo
- Doação de sangue: Hemorio promove coleta em faculdade de Botafogo
Em Laranjeiras, quem se apresenta é a Banda Juvenil Fluminense, composta por 35 músicos de famílias carentes, que fazem parte do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME). No repertório, clássicos de Natal como “New York”, “Então é Natal”, e “White Christmas”. O concerto será na Praça São Salvador, do meio-dia às 13h. O projeto, em parceria com o IBME, é apoiado pelo supermercado Zona Sul há dez anos e tem a proposta de transformar a vida de jovens por meio da educação e da música.
— O impacto do IBME vai além da música, promovendo educação de qualidade, oportunidades de geração de renda e democratização do acesso à cultura. Essa relação com os instrumentos musicais, aliada ao aprendizado prazeroso e constante, contribui diretamente para a redução da evasão escolar e a melhora do desempenho acadêmico — diz Denize Vieira, presidente do instituto.
Com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a Orquestra Forte de Copacabana faz hoje, às 18h, no Forte, o seu concerto especial de Natal, com um programa que inclui Bach, Tom Jobim, Pixinguinha e Chick Corea. O evento vai também arrecadar alimentos não perecíveis para instituições de atendimento social. Idealizado pelo Instituto Rudá, o grupo é formado por 28 estudantes da rede pública de ensino.
Inscreva-se na Newsletter: Zona Sul