Associação de moradores de Copacabana pede o adiamento da implantação do Jaé
Cartão será o único aceito nos transportes públicos operados pela prefeitura a partir de fevereiro
Por O Globo — Rio de Janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 17/12/2024 - 19:43
Associação pede adiamento do cartão Jaé no Rio de Janeiro
Associação de moradores de Copacabana pede adiamento da implantação do cartão Jaé nos transportes públicos do Rio de Janeiro. Idosos enfrentam dificuldades para cadastro, pois é necessário usar um aplicativo, o que gera críticas. Secretaria sugere ajuda de familiares ou agendamento presencial em lojas físicas.
Na semana passada, durante uma audiência pública da Secretaria municipal de Transportes (Smtr), a Sociedade Amigos de Copacabana solicitou que a prefeitura adiasse a data de implantação do sistema de bilhetagem Jaé, que será o único cartão aceito nos transportes públicos do município (ônibus, BRTs, VLTs, vans e cabritinhos) a partir de 1º de fevereiro. O pedido foi feito durante uma audiência pública sobre transportes coletivos realizada no último dia 12 no auditório da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Searj), na Glória.
Horácio Magalhães, presidente da entidade, avalia que ainda há muitos ajustes a serem feitos, uma vez que o Jaé não é aceito no metrô, no trem e nas barcas, que são administrados pelo governo estadual.
-- Falta um entendimento entre a prefeitura, o governo e as operadoras desses modais. Outra crítica é quanto à dificuldade dos idosos para obterem o cartão de gratuidade -- diz Magalhães.
De acordo com a associação, os idosos do bairro estariam com dificuldades para fazer o cadastro necessário, porque ele deve ser feito por meio de um aplicativo que deve ser baixado em um celular. Depois, ainda seria preciso fazer o cadastro biométrico.
-- Essa determinação de fazer o cadastro pelo aplicativo é um absurdo, já que o idoso muitas das vezes tem dificuldade de lidar com a tecnologia, e às vezes nem celular possui -- reclama Magalhães.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informa que é possível agendar o cadastro em uma das lojas físicas da pasta pelo site https://jae.com.br/agendamento/. Na Zona Sul, a única unidade é a sede da RioLuz, em Botafogo, e não há mais agendamentos disponíveis até fevereiro, o que é outro motivo de queixa da Sociedade Amigos de Copacabana.
Por meio de nota, a SMTR reafirmou que o Jaé será válido a partir de 1º de fevereiro de 2025 e que os idosos podem realizar o cadastramento pelo aplicativo e solicitar o cartão de gratuidade para ser entregue em casa, com uma tarifa de R$ 7,95, ou de forma gratuita, para ser entregue em uma das lojas Jaé à sua escolha. A secretaria sugere que quem tiver dificuldade peça a familiares ou amigos para ajudarem no cadastro. Acrescenta que há também a possibilidade de realizar o cadastramento de forma presencial, por meio de agendamento pelo telefone 0800-2121-828, em uma das lojas Jaé na cidade.
Onde ficam as lojas físicas do Jaé?
- Barra da Tijuca (terminais Alvorada e Jardim Oceânico);
- Botafogo (Rua Voluntários da Pátria 169);
- Campo Grande (Rua Aurélio de Figueiredo 41);
- Cidade Nova (Rua Afonso Cavalcanti 455);
- Deodoro (Terminal intermodal);
- Guaratiba (Terminal Pingo D’Água);
- Ilha do Governador (Terminal Aroldo Melodia);
- Madureira (Terminal Paulo da Portela);
- Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso 148);
- Taquara (Av. Nelson Cardoso 905)
Inscreva-se na Newsletter: Zona Sul