Tijuca e Zona Norte
PUBLICIDADE

Por Priscilla Litwak — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/12/2024 - 21:17

Exposição "Patrimônios Negros" no Museu do Samba

O Museu do Samba apresenta a exposição "Patrimônios Negros" com acervo inédito de grandes artistas, incluindo vídeos, fotos, fantasias e manuscritos. A mostra destaca a história do samba carioca e homenageia figuras importantes do gênero. Os visitantes podem explorar a rica herança cultural do samba de terça a sábado, na Mangueira.

Uma nova oportunidade de imersão na história do samba está disponível para o público no Museu do Samba, na Mangueira. A exposição “Patrimônios negros”, inaugurada este mês, reúne vídeos, fotografias, manuscritos, fantasias e objetos pessoais que contam histórias de grandes sambistas cariocas. A mostra, que pode ser visitada até março, após o carnaval, é patrocinada pela prefeitura do Rio, por meio da Lei do ISS.

— Essa nova exposição tem como protagonistas mulheres e homens que fazem parte da história do samba carioca, em suas diversas manifestações culturais — explica Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba. — A partir de suas memórias, histórias e revelações, vamos oferecer uma experiência de imersão no gênero e no carnaval, sob a perspectiva do próprio sambista.

Baseada em 170 depoimentos inéditos gravados entre 2009 e 2024, a exposição utiliza relatos biográficos para revelar os bastidores dos desfiles, das rodas de samba e da vida social dos artistas. Entre os itens de destaque está o documento original do Iphan que concedeu ao samba carioca o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Além disso, desenhos feitos pelo artista plástico Cadumen retratam ícones como Alcione, Cartola, Dona Zica e Candeia, ao lado de manuscritos originais de compositores como Nei Lopes e Wanderley Caramba.

A exposição também homenageia figuras centrais do samba, como Noca da Portela, Tantinho da Mangueira e Vilma Nascimento.

— “Patrimônios negros” apresenta o samba enquanto expressão cultural e símbolo da identidade brasileira; presta homenagem aos verdadeiros guardiões dessa memória ancestral, personalidades cujas vidas se entrelaçam com o desenvolvimento do samba em suas múltiplas formas e significados. Temos um acervo que é uma raridade. É o único do Brasil que dá voz a todos os segmentos do samba, valorizando seus saberes e transmitindo seus legados — afirma Nilcemar.

A exposição está aberta para visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, no Museu do Samba, localizado na Rua Visconde de Niterói 1.296, na Mangueira. O ingresso custa R$ 20 (inteira), com entrada gratuita para estudantes da rede pública.

Mais recente Próxima Apae Rio celebra 70 anos com expansão e campanha anticapacitista que inclui mostra de trabalhos artísticos
Mais do O Globo

Prefeitura de Manicoré, cidade onde o avião foi encontrado, divulgou nota confirmando a morte de Rodrigo Boer Machado e do passageiro Breno Braga Leite

Após apelo de mãe por buscas, corpo de piloto desaparecido no Amazonas é encontrado

Barragem poderá produzir 300 bilhões de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade por ano

China planeja construção da maior hidrelétrica do mundo no Tibete

Zagueiro de 37 anos passou quatro temporadas na equipe carioca

Sem clube após não renovar com o Flamengo e de férias, David Luiz mantém forma física em casa; veja

Artista estabelecia código secreto com plateia, por meio de estalo nos dedos, o que impressionava colegas como Marco Nanini e Marília Pêra

Ney Latorraca marcou teatro com recorde e cultivava 'técnica' curiosa para atiçar aplausos do público

'Sou filho único de vedete com crooner', contava o ator, que morreu nesta quinta-feira (26)

Vaidoso, Ney Latorraca dizia que suas primeiras palavras na vida foram: 'É capa?'

Número equivale à população dos Estados Unidos e do Canadá juntos

Índia se prepara para receber 400 milhões de peregrinos em festival religioso

Meia de 31 anos está em reta final de suspensão por doping

Ventilado no Corinthians, Pogba teria passado por cirurgia no joelho na Costa Rica, diz jornal