Campeão da América em 2023, o treinador Fernando Diniz fez mais do que conduzir o Fluminense a um título inédito: ele deu uma lição, que reverberou para além das fronteiras do país, sobre como a vitória é muito mais do que um mero placar. Agraciado com o prêmio Faz Diferença, na categoria Esporte, Diniz se destacou pelo resgate de um estilo de jogo em que a criatividade e a liberdade com a bola no pé são uma crença inegociável. Uma diferença e tanto numa época em que o futebol brasileiro, reconhecido outrora como o melhor do planeta, foi parar no divã, mergulhado em dúvidas e incertezas sobre seu potencial após sucessivas decepções em Copas do Mundo.
Formado em Psicologia, Diniz demonstrou capacidade de vencer os traumas e inseguranças daqueles que, cientes da predominância atual do futebol europeu, consideravam fadado ao fracasso seu modelo de jogo tão brasileiro. Hoje em Belo Horizonte, onde seu Fluminense joga contra o Cruzeiro logo mais, Diniz não pode comparecer à cerimônia de entrega do Faz Diferença, na Casa Firjan, mas enviou um vídeo em agradecimento.
-- Agradeço muito a todo mundo que votou em mim e que me possibilitou ganhar este prêmio, e de maneira especial aos jogadores do Fluminense, ao estafe e diretoria, e toda a torcida tricolor. (...) Para mim, pode ter certeza que é uma grande honra, e que vou levar para o resto da minha vida -- afirmou.
Em 2023, além do inédito título da Copa Libertadores, principal competição de futebol da América do Sul, Diniz ergueu o troféu do Campeonato Carioca pelo Fluminense.
O desempenho impressionante no tricolor das Laranjeiras levou o treinador a ser chamado para dirigir a seleção brasileira, cargo que conciliou com o de treinador do Fluminense -- inclusive durante o período em que conquistou a Libertadores.
Veja fotos da cerimônia de entrega do Prêmio Faz Diferença
20 fotos
Ao anunciar Diniz como vencedor do Faz Diferença na categoria de Esportes, durante a cerimônia de premiação realizada na Casa Firjan, nesta quarta-feira, a colunista do GLOBO Míriam Leitão destacou que o treinador resgatou o "jogo bonito" que "sempre fez diferença no futebol brasileiro". Míriam também lembrou que Diniz concilia o estilo de jogo corajoso com "um olhar atento para as questões pessoais e profissionais de cada um de seus atletas".
O Prêmio Faz Diferença é uma realização do jornal O GLOBO, com patrocínio da Firjan SESI e apoio da Naturgy.
Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins
Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker