Prêmio Faz Diferença
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

A cerimônia que festejou os 20 anos do prêmio Faz Diferença — uma iniciativa do GLOBO em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) — culminou na celebração de um ícone da cultura brasileira. Milton Nascimento, que se despediu dos palcos no ano passado com uma turnê arrebatadora, recebeu nesta quarta-feira (12) o troféu de Personalidade do Ano de 2022 por sua imensurável contribuição às artes durante seus 80 anos de vida. Em discurso no Copacabana Palace, após ser aplaudido de pé, Bituca destacou as emoções vividas ao longo dessa caminhada. Veja a lista com todos os vencedores ao fim desta matéria.

— Como dizia um certo escritor: não é o começo, nem a “terminada” que vale. O que vale mesmo é a travessia — resumiu Milton.

Mantendo a tradição de duas décadas, a cerimônia foi conduzida pelos jornalistas Míriam Leitão e Ancelmo Gois. Depois de tantos anos celebrando os feitos de outras personalidades, a dupla "mudou de papel" e recebeu um reconhecimento especial das mãos dos colunistas Flávia Oliveira e Lauro Jardim após discurso do diretor de Redação do GLOBO, Alan Gripp. Eles foram aplaudidos de pé.

— Eu nunca estive do lado de cá. Não sabia que isso ia acontecer. Ainda estou impactada. Já vi esse público levantar para bater palma para quem faz a diferença. Eu gosto de pessoas que lutam, que têm sonhos e fazem a diferença — agradeceu Miriam.

Ancelmo, por sua vez, destacou sua paixão pelo jornalismo:

— No hotel, quando tem que preencher (o formulário de check-in), eu coloco em letra maior JORNALISTA. É a profissão que eu escolhi.

Outro premiado a ser ovacionado foi Ailton Krenak, vencedor na categoria País. O líder indígena, ambientalista e escritor, um dos pensadores mais celebrados do Brasil, trabalha pela valorização dos povos originários e pela harmonia entre a Humanidade e o planeta.

Em seu discurso, Ailton Krenak valorizou a diversidade de raça e gênero entre os premiados no Faz Diferença e defendeu a necessidade de preservar a memória dos que já morreram a fim de que o Brasil seja uma comunidade que tenha "liga".

— Que bom que podemos nos encontrar para fazer festa, pois já fizemos muito luto. Então quero saudar a nós que estamos vivos, aqueles que se foram e saudar nossos ancestrais — declarou o pensador.

Os jornalistas Míriam Leitão e Ancelmo Gois, apresentadores e homenageados da noite — Foto: Hermes de Paula
Os jornalistas Míriam Leitão e Ancelmo Gois, apresentadores e homenageados da noite — Foto: Hermes de Paula

A cerimônia também festejou grupos que fizeram a diferença no ano passado, como as enfermeiras do Heloneida Studart, que filmaram um anestesista enquanto ele abusava de uma paciente durante o parto; os economistas do Plano Real, que, 20 anos após terem ajudado a controlar a hiperinflação, trabalharam em defesa da democracia; e o Grupo Soma, pela contribuição para o Desenvolvimento do Rio.

O prêmio reconheceu ainda o trabalho incansável de mulheres fortes, nos mais diversos campos de atuação: a professora Vilma Guimarães, com 30 anos de dedicação ao conhecimento, venceu na categoria Educação; a bióloga Mercedes Bustamante, referência no estudo da ecologia de ecossistemas e da biodiversidade, foi laureada em Ciência e Saúde; e a publicitária Luciana Capobianco, focada na inserção social de refugiados, ganhou em Mundo.

Nas artes, o Faz Diferença celebrou o trabalho da equipe da novela "Pantanal", na categoria TV; dos organizadores da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que também chegou à marca de duas décadas, na categoria Livros; da banda Skank, que chegou ao fim depois de 30 anos, na Música; e do produtor brasileiro Daniel Dreifuss, do filme vencedor de quatro Oscars "Nada de novo no front", em Cinema e Séries.

Personalidades de forte apelo popular também tiveram reconhecimento na festa: a ex-modelo e empresária Luiza Brunet levou o prêmio na categoria Ela pela luta contra a violência doméstica; a cantora, atriz e ativista Linn da Quebrada foi valorizada por seu esforço em prol da Diversidade; e a skatista Rayssa Leal ganhou na categoria Esporte pelos resultados que obteve na última temporada e pelo protagonismo ao influenciar meninas de todo o país.

Os vencedores do prêmio Faz Diferença 2022:

Mais recente Próxima Milton Nascimento é a personalidade do ano no Faz Diferença 2022: 'O que vale mesmo é a travessia'
Mais do Globo

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica

Tumulto ocorreu quando novas autoridades do país tentaram prender um dos diretores da prisão de Saydnaya, conhecida como centro de tortura do ditador deposto

Confrontos durante tentativa de prisão de oficial de Assad deixam ao menos 17 mortos na Síria, diz monitor

Meia se recupera de artroscopia realizada no joelho direito

Flamengo: para acelerar recuperação, Arrascaeta treina no CT do Uruguai durante as férias