Faz Diferença 2022: vencedora na categoria Ciência e Saúde, Mercedes Bustamante dedica prêmio aos povos indígenas
Em seu discurso, na noite de quarta (12), ela também homenageou colegas: 'Quero compartilhar esse prêmio com a comunidade científica, que tanto sofreu nos últimos anos'
Uma das maiores autoridades do Brasil sobre o bioma Cerrado e referência no estudo da ecologia e da biodiversidade, a bióloga Mercedes Bustamante é a vencedora do Faz Diferença 2022 na categoria Ciência e Saúde. Ela recebeu o prêmio nesta quarta-feira (12), no Hotel Copacabana Palace, da editora de Saúde Adriana Dias Lopes e do diretor da sucursal do GLOBO em Brasília, Thiago Bronzatto.
Mercedes dedicou seu prêmio aos povos indígenas que vivem no Cerrado e que nos ensinam que o homem e o meio ambiente têm um destino comum. Por isso, segundo ela, é preciso preservar esse patrimônio. Bustamante arrancou aplausos da plateia ao homenagear os cientistas brasileiros.
— Quero compartilhar esse prêmio com a comunidade científica brasileira, que tanto sofreu nos últimos anos — disse.
Bustamante se dedica, principalmente, a pesquisar o funcionamento de ecossistemas, em especial o Cerrado. Um artigo de sua autoria, publicado em 2022, ganhou a atenção do mundo ao alertar para o aumento da temperatura média no Cerrado neste que é o segundo maior bioma brasileiro.
Veja fotos da cerimônia de entrega do Prêmio Faz Diferença
20 fotos
20ª edição da premiação homenageia Milton Nascimento como Personalidade de 2022
Professora titular da Universidade de Brasília (UnB), Bustamante é integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Ela trabalhou juntamente ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e ao Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PMBC), em ambos os casos estudando as possibilidades na redução de impactos.
Em janeiro, Bustamante assumiu a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição ligada ao Ministério da Educação (MEC) que tem como missão expandir e consolidar os programas de mestrado e doutorado no Brasil, além de atuar na formação de professores da educação básica. Bustamante é a quinta mulher a assumir a presidência do órgão.
A 20ª edição do Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do GLOBO em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O resultado da perícia saiu um dia depois que o padrasto da mãe das crianças foi preso como principal suspeito de envenenar um baião de dois comido por ele e toda a família no primeiro dia do ano