Política
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 13/01/2025 - 16:53

Reforma ministerial no PT: Futuro incerto no governo.

O Partido dos Trabalhadores (PT) admite a possibilidade de perder espaço no governo em uma reforma ministerial, com 12 ministérios sob seu comando. Gleisi Hoffmann espera ser convocada por Lula para discutir o assunto. Mudanças já começaram, como a substituição na Secretaria de Comunicação. A reforma pode ampliar a participação do Centrão na articulação política, podendo resultar na perda de cargos, como o de Alexandre Padilha.

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já antevê a possibilidade de perder espaços no governo em uma eventual reforma ministerial neste início de 2025. Segundo a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, em declarações ao jornal Valor, há a expectativa de que o assunto seja discutido em breve com Lula. Atualmente, o PT comanda 12 ministérios, de um total de 39 pastas no governo.

— Estou esperando o presidente Lula me chamar para tratar desse assunto - afirmou Gleisi ao jornal.

A possibilidade de uma reforma ministerial ainda neste mês veio à tona em uma entrevista do ministro da Casa Civil, Rui Costa, à GloboNews na semana passada. Segundo Costa, um dos 12 petistas com assento no primeiro escalão do governo, Lula pretende fazer mudanças até a primeira reunião ministerial do ano, marcada para o dia 21, na próxima segunda-feira.

A primeira mudança já ocorreu na última semana, com a substituição do petista Paulo Pimenta, ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), pelo marqueteiro Sidônio Palmeira. Responsável pela campanha presidencial de Lula em 2022, Sidônio, embora não seja filiado ao PT, tem histórico de coordenar eleições de petistas na Bahia.

Na entrevista ao Valor, Gleisi disse que a entrada de Sidônio tem a capacidade de melhorar a comunicação do governo, já que o marqueteiro "traz a bagagem da campanha, conhece as propostas e tem proximidade com Lula". A dirigente também fez um elogio a Pimenta, o antecessor na Secom, e disse que o colega petista "fez o enfrentamento necessário" nos dois primeiros anos de governo.

Atualmente, além da Casa Civil, filiados ao PT comandam outras três pastas consideradas "da cozinha" do governo: Relações Institucionais, Secretaria-Geral da Presidência e Advocacia-Geral da União (AGU).

O partido de Lula também comanda as pastas da Fazenda, Educação, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Mulheres, Trabalho e Desenvolvimento Agrário.

Uma das possibilidades debatidas nos bastidores do governo é de que a reforma ministerial amplie a participação do Centrão na articulação política. Um dos nomes que podem perder o cargo é o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deputado federal licenciado.

Mais recente Próxima Questionado por Moraes, e-mail com convite a Bolsonaro é do site oficial da posse de Trump; entenda

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Número de pessoas transgênero no exército norte-americano é de cerca de 15 mil, em um total de aproximadamente dois milhões de integrantes

Trump diz que ordenará retirar a 'ideologia transgênero' do exército dos EUA

Ele próprio precisará da cooperação de vizinhos latino-americanos para conter a onda migratória nos EUA

É um erro criar atrito com Trump por imigração ilegal

Levantamento do GLOBO constatou nomeações de parentes do prefeito em 29 dos 154 municípios mais populosos

STF precisará ser mais incisivo para coibir disseminação do nepotismo

DeepSeek muda tudo no jogo da inteligência artificial. Muda na geopolítica a disputa entre Estados Unidos e China

Os chineses chegaram à IA

Imposto Seletivo sobre as exportações de minério de ferro é erro estratégico, político, econômico e constitucional

Tributo é entrave à exportação

Empresas que extinguem iniciativas inclusivas prejudicam a inovação, a produtividade e a competitividade

Vivemos um retrocesso da diversidade

Veja o horóscopo do dia 28/1 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 28/1

Em ‘Diamantes, lágrimas e rostos para esquecer’, astro carioca do rap diz ter conseguido escrever sobre as mudanças ‘profissionais e pessoais’ pelas quais passou: ‘Ali, tem muita batalha contra a saudade’

BK’ volta com álbum marcado por samples de Djavan e Milton, dores de amor e espetadas na indústria

Curta que satiriza costumes franceses alcança quase um milhão de visualizações em apenas dois dias

Ratos, croissants e camisas listradas: em resposta a 'Emilia Pérez', atores satirizam a França em curta que se tornou hit mexicano

Apesar da retórica inflamada, Trump deportou menos pessoas no primeiro mandato do que Obama

Governos democratas e republicanos adotaram práticas semelhantes para lidar com imigração nos EUA; entenda