Após bate-boca, Eduardo Leite denuncia Jean Wyllys por homofobia no MP
Em discussão no Twitter, ex-deputado chamou o governador do RS de gay com 'homofobia internalizada'; tucano alega que a fala foi preconceituosa e discriminatória
Por Luísa Marzullo
Após discussão no Twitter, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) acionou o Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) por falas que considerou preconceituosas e discriminatórias. Na semana passada, os dois políticos bateram boca nas redes sociais após o governador ter decidido manter as escolas cívico-militares do estado. Wyllys o chamou de gay com "homofobia internalizada", em referência à orientação sexual de Leite.
Eduardo Leite entra com representação contra Jean Wyllys
Nesta quinta-feira, Eduardo Leite relembrou que tomou a atitude de representar em outras ocasiões em que sofreu "ataques homofóbicos" e citou os casos que ocorreram com o ex-deputado Roberto Jefferson e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
— Jean Wyllys dispara também ataques a uma decisão que eu tomei como Governador. Ele pode não concordar, ter outra visão, mas tenta associar essa decisão a minha orientação sexual e até a preferências sexuais. Por isso, entrei com uma representação contra ele, por um ato de preconceito, de discriminação, de homofobia — afirmou o governador.
Por que Jean Wyllys e Eduardo Leite discutiram no Twitter?
No último dia 14, Wyllys escreveu nas redes sociais:
— Que governadores héteros de direita e extrema direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então.
Na ocasião, Leite rebateu:
— Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância.
O GLOBO tenta contato com Jean Wyllys, a reportagem será atualizada em caso de retorno.
Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político