Mundo
PUBLICIDADE
Por — Cazaquistão

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/12/2024 - 07:28

Tragédia aérea no Cazaquistão: 39 mortos e investigações em curso

Um avião Embraer 190 caiu no Cazaquistão, deixando ao menos 39 mortos. O modelo também usado pela Força Aérea Brasileira para voos da Presidência. Sobreviventes foram hospitalizados, incluindo duas crianças, enquanto investigações sobre o acidente estão em andamento. Presidente do Azerbaijão encurtou visita à Rússia devido à tragédia.

Um Embraer 190, avião comercial utilizado pela companhia Azerbaijan Airlines, caiu nesta quarta-feira próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. A aeronave que fazia o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia, transportava 67 pessoas, das quais ao menos 28 sobreviveram. O modelo com capacidade para 114 passageiros é utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para voos domésticos da Presidência da República.

Conheça o Embraer 190

Embraer 190 — Foto: Divulgação/Embraer
Embraer 190 — Foto: Divulgação/Embraer

O avião brasileiro, usado exclusivamente para transporte de passageiros, tem capacidade para 96 a 114 pessoas. Com uma envergadura de 28,72 m e 36,24 m de comprimento, ele é comum em diversas companhias ao redor do mundo, especialmente no Brasil. A aeronave também é o modelo oficial do time do Palmeiras desde 2023.

Conhecido por seu desempenho econômico, o avião produzido desde 2004 chega uma velocidade máxima de 871km/h e alcança uma altitude de 4.537 km. O modelo é classificado dentro da família Embraer E-Jets, um grupo de aviões narrow-body (estreitos) e de médio alcance.

Embraer 190: o mapa da queda e o modelo — Foto: Arte O Globo
Embraer 190: o mapa da queda e o modelo — Foto: Arte O Globo

Desde 2009, a Força Aérea Brasileira tem dois Embraer 190, designados FAB VC-2, utilizados normalmente para voos domésticos pela Presidência da República, por ministros de Estado e outras autoridades do governo brasileiro. Saindo de Brasília, o avião consegue chegar a destinos em toda a América do Sul, desde o extremo norte da Colômbia e Venezuela, até o sul do Chile e Argentina.

Acidente no Cazaquistão

Dentre os 28 sobreviventes, 22 pessoas foram hospitalizadas, anunciou o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão. Inicialmente, as autoridades haviam anunciado 14, e posteriormente, 25 pessoas vivas.

“De acordo com as informações iniciais, há 25 sobreviventes, dos quais 22 foram hospitalizados”, disse o ministério num comunicado no Telegram, especificando que 150 socorristas foram enviados para o local do acidente.

Conforme comunicado do Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão no Telegram, a aeronave desviou da rota programada, antes de realizar um pouso de emergência próximo à cidade de Aktau, no oeste do país.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, encurtou uma visita à Rússia, onde deveria participar de uma cúpula informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes, um agrupamento de ex-nações soviéticas, disse seu gabinete em um comunicado.

"O avião comercial que fazia o trajeto entre Baku e Grozny caiu perto de Aktau. Este avião pertence à companhia aérea Azerbaijan Airlines", declarou o Ministério dos Transportes. Ele ainda afirmou que o avião “fez um pouso de emergência” a cerca de três quilômetros de Aktau.

De acordo com as primeiras informações fornecidas pela companhia aérea, estavam a bordo 62 passageiros e 5 membros da tripulação. O Ministério dos Transportes do Cazaquistão disse que dos passageiros do avião, 37 eram do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 da Rússia.

Em nota ao GLOBO, a Embraer afirmou que está "pronta para auxiliar todas as autoridades relevantes" em relação ao caso. Além disso, disse que fornecerá novas atualizações assim que mais informações forem confirmadas e autorizadas para divulgação. "Nossas preocupações e simpatia vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo acidente", declara a nota da companhia.

Sobreviventes

O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão disse que sua equipe apagou um incêndio que eclodiu quando o avião caiu.

“De acordo com informações preliminares, 28 sobreviventes, incluindo duas crianças, foram hospitalizados”, disse o ministério.

Ele disse que 150 equipes de emergência estavam no local.

O Ministério da Saúde disse que um voo especial estava sendo enviado da capital do Cazaquistão, Astana, com médicos especialistas para tratar os feridos.

O gabinete de Aliyev disse: "O presidente ordenou o início imediato de medidas urgentes para investigar as causas do desastre."

Autoridades de saúde locais disseram anteriormente que 14 sobreviventes foram levados para o hospital regional, com cinco colocados em terapia intensiva.

A primeira-dama do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, que também é a primeira vice-presidente do país, disse estar “profundamente triste com a notícia da trágica perda de vidas no acidente de avião perto de Aktau”.

"Apresento minhas mais sinceras condolências às famílias e entes queridos das vítimas. Desejo-lhes força e paciência! Desejo também uma rápida recuperação aos feridos", disse ela no Instagram.

“Expresso minhas condolências aos parentes dos passageiros do jato da Azerbaijan Airlines que morreram”, disse o líder checheno Ramzan Kadyrov no Telegram.

O curso do avião no radar de vôo mostrou que ele cruzou o Mar Cáspio, afastando-se de sua rota normal e depois circulando sobre a área onde eventualmente caiu.

O Cazaquistão disse que abriu uma investigação sobre o acidente.

Mais recente Próxima Vídeo: Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

O ciúme excessivo, quase paranoico, não é uma novidade ou exclusividade vivida apenas por mulheres, mas o assunto viralizou entre elas recentemente nas redes sociais, principalmente no TikTok

Você sofre com a Síndrome de Rebecca? Conheça condição que prejudica relações amorosas

O setor de esportes foi responsável por 78 eventos, seguido de perto pelo entretenimento

Turismo no Rio: número de eventos na cidade aumentou 45% em 2024, movimentando R$ 8,4 bi

Para cumprir a meta de contenção do aquecimento global a um máximo de 1,5°C, o mundo deveria dispensar a abertura de novos poços de petróleo

Petróleo e política

Pesquisa feita pela Stone mostra que comércio digital superou o físico

Natal mais fraco, mas ano melhor: o desempenho do comércio brasileiro em 2024

Chá pode diminuir a ansiedade e facilitar o descanso

Erva é capaz de acalmar dores musculares e combater a insônia; veja qual é

A atrofia muscular espinhal (AME) precisa ter diagnóstico confirmado por exame genético antes dos 6 meses para início do tratamento

Prestes a ter tratamento incorporado aos SUS, doença genética rara não tem diagnóstico na rede pública

Jaymesson de Araújo já ocupou cargo político na Câmara de Mesquita e foi denunciado em 2019 pelo GAECO por associação criminosa à milícia comandada por Amaury Trindade

Histórico de homicídio e associação com milícia: quem é "Neném da Macumba", policial reformado morto a tiros em Mesquita

Ciência revê conceitos no momento em que Facebook e Instagram deixam de checar veracidade de conteúdos

Primeiro mandato de Trump impulsionou estudos de fake news

Houve pelo menos outros três casos na região da Rua Uruguaiana. Em 2010, o fogo destruiu barracas de comércio popular na Central do Brasil

Incêndio no Camelódromo não foi o primeiro a atingir a famosa área de comércio popular no Rio, relembre outros casos