Mundo
PUBLICIDADE
Por — Cazaquistão

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/12/2024 - 09:05

"Acidente de avião no Cazaquistão: possíveis causas e sobreviventes"

Um acidente de avião no Cazaquistão pode ter sido causado por uma colisão com pássaros, levando à queda da aeronave da Azerbaijan Airlines. Dos 67 passageiros a bordo, 32 sobreviveram e 22 estão hospitalizados. Autoridades investigam as causas do acidente. A Embraer expressou solidariedade e as operações de resgate estão em andamento.

A queda de um avião comercial da companhia Azerbaijan Airlines, nesta quarta-feira, próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, pode ter sido causada por uma colisão com pássaros. A aeronave do modelo Embraer 190, que fazia o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia, transportava 67 pessoas, das quais ao menos 32 sobreviveram.

Uma suposta colisão com pássaros é considerada a causa provável, informou a agência de notícias estatal do Azerbaijão Azartac logo após o acidente, citando um representante da companhia aérea. A agência de notícias russa RIA Novosti citou a autoridade de aviação civil do país, Rosaviatsia, dizendo que informações preliminares mostraram que o piloto havia escolhido desviar para Aktau, no Cazaquistão, depois que um choque com pássaros levou a "uma situação de emergência a bordo".

Dentre os 32 sobreviventes, 22 pessoas foram hospitalizadas, anunciou o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão. Inicialmente, as autoridades haviam anunciado 25 pessoas vivas.

“De acordo com as informações iniciais, há 25 sobreviventes, dos quais 22 foram hospitalizados”, disse o ministério num comunicado no Telegram, especificando que 150 socorristas foram enviados para o local do acidente.

Conforme comunicado do Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão no Telegram, a aeronave desviou da rota programada, antes de realizar um pouso de emergência próximo à cidade de Aktau, no oeste do país.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, encurtou uma visita à Rússia, onde deveria participar de uma cúpula informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes, um agrupamento de ex-nações soviéticas, disse seu gabinete em um comunicado.

Embraer 190: o mapa da queda e o modelo — Foto: Arte O Globo
Embraer 190: o mapa da queda e o modelo — Foto: Arte O Globo

"O avião comercial que fazia o trajeto entre Baku e Grozny caiu perto de Aktau. Este avião pertence à companhia aérea Azerbaijan Airlines", declarou o Ministério dos Transportes. Ele ainda afirmou que o avião “fez um pouso de emergência” a cerca de três quilômetros de Aktau.

De acordo com as primeiras informações fornecidas pela companhia aérea, estavam a bordo 62 passageiros e 5 membros da tripulação. O Ministério dos Transportes do Cazaquistão disse que dos passageiros do avião, 37 eram do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 da Rússia.

Em nota ao GLOBO, a Embraer afirmou que está "pronta para auxiliar todas as autoridades relevantes" em relação ao caso. Além disso, disse que fornecerá novas atualizações assim que mais informações forem confirmadas e autorizadas para divulgação. "Nossas preocupações e simpatia vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo acidente", declara a nota da companhia.

Sobreviventes

O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão disse que sua equipe apagou um incêndio que eclodiu quando o avião caiu.

“De acordo com informações preliminares, 28 sobreviventes, incluindo duas crianças, foram hospitalizados”, disse o ministério.

Ele disse que 150 equipes de emergência estavam no local.

O Ministério da Saúde disse que um voo especial estava sendo enviado da capital do Cazaquistão, Astana, com médicos especialistas para tratar os feridos.

O gabinete de Aliyev disse: "O presidente ordenou o início imediato de medidas urgentes para investigar as causas do desastre."

Autoridades de saúde locais disseram anteriormente que 14 sobreviventes foram levados para o hospital regional, com cinco colocados em terapia intensiva.

A primeira-dama do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, que também é a primeira vice-presidente do país, disse estar “profundamente triste com a notícia da trágica perda de vidas no acidente de avião perto de Aktau”.

"Apresento minhas mais sinceras condolências às famílias e entes queridos das vítimas. Desejo-lhes força e paciência! Desejo também uma rápida recuperação aos feridos", disse ela no Instagram.

“Expresso minhas condolências aos parentes dos passageiros do jato da Azerbaijan Airlines que morreram”, disse o líder checheno Ramzan Kadyrov no Telegram.

O curso do avião no radar de vôo mostrou que ele cruzou o Mar Cáspio, afastando-se de sua rota normal e depois circulando sobre a área onde eventualmente caiu.

O Cazaquistão disse que abriu uma investigação sobre o acidente.

Mais recente Próxima Veja em imagens as celebrações mais inusitadas do Natal ao redor do mundo

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica

Tumulto ocorreu quando novas autoridades do país tentaram prender um dos diretores da prisão de Saydnaya, conhecida como centro de tortura do ditador deposto

Confrontos durante tentativa de prisão de oficial de Assad deixam ao menos 17 mortos na Síria, diz monitor

Meia se recupera de artroscopia realizada no joelho direito

Flamengo: para acelerar recuperação, Arrascaeta treina no CT do Uruguai durante as férias