Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Lima, Perú

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/12/2024 - 16:11

Escândalo de Prostituição no Congresso Peruano

Congresso do Peru investiga escândalo de prostituição envolvendo ex-chefe da Oficina Jurídica do Legislativo. Jorge Torres é acusado de liderar rede de favores sexuais para parlamentares. Denúncias surgem após assassinato de ex-assessora. Ministério Público também apura o caso.

O Congresso do Peru convocou para depor na quinta-feira um ex-funcionário suspeito de montar uma suposta rede de prostituição no Legislativo, segundo uma denúncia jornalística. O principal acusado dessa organização seria o ex-chefe da Oficina Jurídica e Constitucional do Congresso, o advogado Jorge Torres, próximo ao partido direitista Aliança Para o Progresso (APP).

Torres deverá comparecer à Comissão de Fiscalização para responder sobre as alegações divulgadas na semana passada pelo programa de televisão "Beto a Saber", que o aponta como suposto organizador de uma rede de trabalhadoras que ofereciam favores sexuais a parlamentares.

"Há quem diga que essas mulheres foram contratadas (por Jorge Torres) como pessoas de ofício duvidoso, que se deitam com algumas pessoas em troca de algum benefício", afirmou no programa uma ex-funcionária cuja identidade e rosto não foram revelados.

"Uma delas inclusive visitava o ex-presidente do Congresso, Alejandro Soto", acrescentou a entrevistada. Soto, do partido APP, negou a acusação em um comunicado.

A investigação do Congresso se soma a uma apuração preliminar do Ministério Público por "suposto crime de exploração sexual em prejuízo de mulheres ainda não identificadas".

Torres negou as acusações em declarações à imprensa: "(Isso) nego categoricamente (...) e peço que o Ministério Público e a Comissão de Fiscalização investiguem".

O assassinato da advogada Andrea Vidal, de 28 anos, que foi assessora e braço direito de Torres até setembro, quando foi demitida, desencadeou o escândalo.

Vidal morreu em 17 de dezembro em um hospital de Lima, após agonizar por uma semana depois de ser alvejada a tiros junto ao motorista do táxi em que viajava. No programa de televisão, sugeriu-se a hipótese de que Torres teria contratado assassinos para matar Vidal, que supostamente recrutava as prostitutas.

"O que aconteceu é grave. A suposta rede de prostituição, que terminou com o assassinato de uma ex-funcionária do Congresso, precisa ser investigada", declarou à imprensa o presidente da Comissão de Fiscalização, Juan Burgos.

Segundo a convocação do parlamento, divulgada nesta terça-feira, Torres deverá informar sobre "os critérios adotados para a proposta e contratação de pessoal que trabalha na Oficina Jurídica e Constitucional do Congresso".

Torres foi afastado de seu cargo no Congresso em 13 de dezembro, um dia após o assassinato de sua assessora.

"Jamais na minha vida como parlamentar imaginei enfrentar uma situação dessa natureza", lamentou o presidente do Congresso, Eduardo Salhuana, do partido APP.

Mais recente Próxima Dinamarca reforça defesa na Groenlândia após Trump repetir desejo de comprar a ilha ‘para segurança dos EUA’

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Jogadora explica decisão médica após detecção de mecônio e fala sobre a importância da preparação para o pós-parto

Atleta e influenciadora Ingrid Vasconcelos relata complicações no parto do segundo filho: 'Tivemos que correr para a cesárea'

Diogo Gullen disse que ainda é cedo para discutir uma eventual interrupção no ciclo de alta de juros

Política de juros do BC caminha para patamar ‘bastante contracionista’, diz diretor

Premiação é considerada um termômetro para o Oscar de Melhor FIlme

Sindicato dos Produtores adia anúncio das indicações ao PGA Awards pela segunda vez

PL previa que os portadores de diabetes tipo 1 teriam direito as mesmas regras previstas para pessoas com deficiência, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência

Lula veta projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Filme é o segundo nacional mais visto pós-pandemia, atrás apenas de 'Ainda Estou Aqui'

'O Auto da Compadecida 2' se aproxima de 3 milhões de espectadores com três semanas em cartaz

Expectativa de Bolsonaro é de que Moraes siga decisões anteriores, quando não autorizou viagens do ex-presidente

Bolsonaro monta plano B para ser representado por Michelle na posse de Trump

Proposta começa a ganhar tração à medida que mediadores pressionam por um acordo antes da posse de Trump e partes parecem dispostas a chegar a um consenso

Cessar-fogo em Gaza: O que se sabe sobre as negociações para libertar os reféns e suspender os combates entre Israel e Hamas

Ela, que tem filha com diabetes tipo 1, lamentou decisão de presidente de se opor a texto que equiparava condição à deficiência

Neta de Lula rebate críticas após veto de presidente a projeto sobre diabetes: 'Não pode aprovar por conta da bisneta'

Prestes a se reeleger à presidência da Alerj, deputado discute possibilidade de concorrer ao Executivo estadual, com apoio do PL, ou de assumir uma futura vaga no TCE

Bacellar se reúne com Bolsonaro em meio a articulações por candidatura ao governo do Rio

O valor do salário-família foi atualizado de R$ 62,04 para R$ 65

Governo reajusta valores e alíquotas de benefícios do INSS para 2025; veja as mudanças