Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo, com agências internacionais — Rostov, Rússia

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/12/2024 - 02:19

Ataque a Refinaria na Rússia e Prisão de Suspeito Uzbeque: Tensões na Fronteira.

Refinaria na Rússia é incendiada em ataque ucraniano, horas antes de conferência de imprensa de Putin. Governador local relata ataque com mísseis e drones, alegando que a maioria dos alvos foi neutralizada. Acusações de 'terrorismo' e prisão de suspeito uzbeque após ataque com bomba em patinete. Ações recentes intensificam tensões na região fronteiriça.

Um bombardeio com mísseis e drones ucranianos provocou um incêndio na refinaria de petróleo de Novoshakhtinsk, na região fronteiriça de Rostov, na Rússia, nesta quinta-feira, confirmaram fontes em Moscou e em Kiev, em um momento em que autoridades russas afirmam que suas tropas fizeram novos avanços no território do país vizinho. O ataque em larga escala ocorreu horas antes de uma entrevista coletiva do presidente russo, Vladimir Putin, no qual voltou a defender o direito russo de usar armas atômicas contra inimigos.

O governador da região de Rostov, Yuri Slyusar, afirmou que o incêndio na refinaria aconteceu após um "amplo ataque do inimigo", detalhando que foram disparados cerca de 30 drones e três mísseis na ação. O incêndio durou mais de seis horas, de acordo com postagens no Telegram do governador. O Estado-Maior da Ucrânia disse que atingiu a refinaria em um ataque noturno, alegando que o local é usado para atender a "necessidades das Forças Armadas russas".

Regiões fronteiriças na Rússia costumam ser alvo de ataques ucranianos. Na semana passada, duas ações separadas provocaram um incêndio em Rostov e danificaram uma "instalação industrial" em Briansk. Soldados ucranianos também mantêm a ocupação da região russa de Kursk, principal ofensiva para além do território ucraniano desde o começo da guerra — embora o sentido estratégico e a capacidade de manter a ofensiva no longo prazo tenham sido questionados.

Uma fonte nos serviços de segurança da SBU da Ucrânia disse à AFP que o ataque combinado de mísseis e drones causou "danos significativos".

— Os drones da SBU primeiro sobrecarregaram as defesas aéreas russas que protegiam a refinaria. Ao fazer isso, eles criaram uma janela de oportunidade para mísseis ucranianos, que a SBU e a Marinha usaram em conjunto no próximo estágio — disse a fonte, falando sob condição de anonimato.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia disparou um total de 84 drones em direção ao seu território durante a noite. Ele disse que 36 foram destruídos sobre a região de Rostov, que é o quartel-general militar da ofensiva de Moscou. Outros foram destruídos sobre as regiões de Briansk, Belgorod, Voronezh, Kursk, Tambov e Krasnodar.

Embora Kiev tenha atingido várias instalações de energia russas ao longo dos quase três anos de conflito, o ataque em Rostov acontece em um momento particularmente delicado para as ações ucranianas contra o território inimigo, com as ameaças de uma retaliação nuclear de Moscou se somando às críticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre o uso de mísseis de longo alcance contra o território russo — um paradigma superado com o atual presidente, Joe Biden, e líderes europeus após meses de discussão.

Em sua aparição pública em Moscou nesta quinta-feira, Putin se disse disponível para conversar com Trump assim que possível, afirmando que os dois líderes teriam "muito o que falar". Também afirmou que a mudança da doutrina nuclear do país tinha por objetivo endereçar "ameaças militares emergentes". A nova doutrina afirma que o uso do arsenal nuclear pode ser autorizado contra um país que não possui armas atômicas, desde que este seja apoiado por uma terceira parte que as detenham. (Com AFP)

Mais recente Próxima Defesa do líder sul-coreano destituído afirma que Yoon Suk-yeol 'não cometeu insurreição'

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

O ciúme excessivo, quase paranoico, não é uma novidade ou exclusividade vivida apenas por mulheres, mas o assunto viralizou entre elas recentemente nas redes sociais, principalmente no TikTok

Você sofre com a Síndrome de Rebecca? Conheça condição que prejudica relações amorosas

O setor de esportes foi responsável por 78 eventos, seguido de perto pelo entretenimento

Turismo no Rio: número de eventos na cidade aumentou 45% em 2024, movimentando R$ 8,4 bi

Para cumprir a meta de contenção do aquecimento global a um máximo de 1,5°C, o mundo deveria dispensar a abertura de novos poços de petróleo

Petróleo e política

Pesquisa feita pela Stone mostra que comércio digital superou o físico

Natal mais fraco, mas ano melhor: o desempenho do comércio brasileiro em 2024

Chá pode diminuir a ansiedade e facilitar o descanso

Erva é capaz de acalmar dores musculares e combater a insônia; veja qual é

A atrofia muscular espinhal (AME) precisa ter diagnóstico confirmado por exame genético antes dos 6 meses para início do tratamento

Prestes a ter tratamento incorporado aos SUS, doença genética rara não tem diagnóstico na rede pública

Jaymesson de Araújo já ocupou cargo político na Câmara de Mesquita e foi denunciado em 2019 pelo GAECO por associação criminosa à milícia comandada por Amaury Trindade

Histórico de homicídio e associação com milícia: quem é "Neném da Macumba", policial reformado morto a tiros em Mesquita

Ciência revê conceitos no momento em que Facebook e Instagram deixam de checar veracidade de conteúdos

Primeiro mandato de Trump impulsionou estudos de fake news

Houve pelo menos outros três casos na região da Rua Uruguaiana. Em 2010, o fogo destruiu barracas de comércio popular na Central do Brasil

Incêndio no Camelódromo não foi o primeiro a atingir a famosa área de comércio popular no Rio, relembre outros casos