Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Damasco

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/12/2024 - 13:24

Engenheiro lidera transição em Idlib: desafio pela democracia.

Mohammad al-Bashir, engenheiro e líder em Idlib, é indicado por rebeldes sírios para chefiar governo de transição em um país dividido pela guerra. Seu desafio é unificar um território fragmentado e buscar transição pacífica para a democracia em meio a complexidades e rivalidades.

Como líder do "governo de salvação" em Idlib, na Síria, Mohammad al-Bashir tentou levar um grau de ordem ao então último bastião da oposição armada contra o longevo ditador Bashar al-Assad. Agora, o graduado em engenharia, de pouco mais de 40 anos, vai liderar o governo nacional, presidindo um país dividido e castigado por 13 anos de guerra, e buscará uni-lo na sede tradicional do poder, Damasco.

Bashir nasceu em 1983 em Jabal al-Zawiya, na província de Idlib, uma área administrada nos últimos anos principalmente pelo grupo islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e facções aliadas com menos influência.

Ele estudou engenharia elétrica e eletrônica na Universidade de Aleppo, e direito islâmico e civil na Universidade de Idlib, de acordo com sua biografia, tendo trabalhado para a empresa estatal de gás da Síria.

Ele serviu como chefe do autointitulado "governo da salvação" da administração rebelde desde janeiro, e anteriormente ocupou o papel de seu "ministro do desenvolvimento".

O "governo da salvação", com seus próprios ministérios, departamentos, autoridades judiciais e de segurança, foi criado em Idlib em 2017 para ajudar as pessoas na área controlada pelos rebeldes, isoladas dos serviços governamentais.

Desde então, começou a distribuir assistência em Aleppo, a primeira grande cidade a cair das mãos do governo depois que os rebeldes começaram uma ofensiva relâmpago em 27 de novembro, capturando faixas de território e tomando a capital no domingo, derrubando Assad.

Mas administrar uma região rebelde de cerca de cinco milhões de pessoas é uma tarefa totalmente diferente de uma função de liderança nacional em um país dilacerado por profundas divisões e onde muitas pessoas vivem na pobreza.

Além das próprias divisões dos rebeldes, outros grupos também estão competindo pelo controle de antigos redutos do governo.

O líder rebelde sírio Abu Mohammed al-Jawlani disse ao primeiro-ministro Mohammed al-Jalali que, embora Idlib seja pequena e careça de recursos, as autoridades de lá "têm um nível muito alto de experiência" e tiveram "grande sucesso" em algumas questões.

No entanto, ele observou que o novo governo também precisaria recorrer a pessoas experientes da administração que se encerra.

Em sua primeira aparição fora da região de Idlib, al-Bashir foi visto em um vídeo divulgado na segunda-feira, sentado ao lado de Jawlani, vestindo um elegante terno cinza e um relógio de ouro, durante uma reunião com o premiê que deixa o cargo.

Ferraris, Lamborghinis e Rolls Royces: veja a garagem de luxo de Bashar al-Assad, presidente deposto da Síria

Ferraris, Lamborghinis e Rolls Royces: veja a garagem de luxo de Bashar al-Assad, presidente deposto da Síria

Radwan Ziadeh, um membro sênior do Arab Center Washington DC, disse que al- Bashir era "o mais próximo" de Jawlani e da sala de operações conjuntas das facções rebeldes.

— Os desafios que ele enfrenta são muito grandes — disse Ziadeh. — Assim como a revolução foi uma revolução para todos os sírios, o processo de transição será responsabilidade de todos os sírios para garantir que seja bem-sucedido e garanta a transição pacífica para a democracia.

Mais recente Próxima Rebeldes nomeiam líder para governo transitório e oferecem recompensa por informações de torturadores pró-Assad

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Un informe de la consultora Bites, realizado a pedido de O GLOBO, señaló 21 mil tuits con contenido producido por la herramienta Grok entre el 1 y el 16 de diciembre

Imágenes creadas por IA explotan en X y refuerzan la preocupación sobre los riesgos de desinformación

Manchester City tem três jogos consecutivos de derrotas e nove empates nos últimos quinze jogos

Goleiro provoca Haaland antes de cobrança e norueguês perde pênalti; veja lance

Report by the consultancy Bites, commissioned by O GLOBO, identified 21,000 tweets with content produced by the Grok tool between December 1 and 16

AI-generated images surge on X, amplifying concerns about misinformation risks

La Policía Federal investiga una organización criminal sospechosa de mover R$ 4,3 mil millones y de utilizar inmigrantes venezolanos para trasladar el oro a los países vecinos

Oro ilegal de la Amazonía encuentra rutas hacia Guyana, Venezuela y Surinam

Medida foi incluída na proposta de regulamentação da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso e enviada à sanção presidencial

Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e adoecimentos, defende Ministério da Saúde

Para realizar o procedimento, os médicos utilizaram uma técnica chamada perfusão pulmonar ex vivo

Reino Unido faz 1º transplante de pulmão com máquina que ‘recondiciona’ órgãos de doadores; entenda

Embora o quarteto tenha se separado entre 1969 e 1970, apenas em 29 de dezembro de 1974 foi assinado o contrato que formalizou o fim da banda

Completa 50 anos o acordo que pôs fim aos Beatles em meio a 'muitas tensões'

Federal Police target a criminal organization suspected of moving R$ 4.3 billion and using Venezuelan immigrants to transport the gold to neighboring countries

Illegal Amazon gold finds routes to Guyana, Venezuela, and Suriname

Escola era paga por um amigo da família e a venda de marmita garantia as contas em dia

O começo nada fácil de Ney Latorraca: 'Aprendi a representar para sobreviver, fazer graça para ganhar um dinheiro para comer no colégio'

Partículas de plástico ya han sido halladas en varios órganos, pero aún es difícil demostrar sus daños en el organismo

Microplásticos son encontrados en el cerebro humano: ¿Cuánto nos perjudican?