Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Caracas

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/12/2024 - 20:17

"Protestos da oposição venezuelana por libertação de presos políticos"

A oposição venezuelana protesta pela libertação de presos políticos, com manifestações em várias cidades do mundo. Maduro critica ironicamente os manifestantes, enquanto a líder da oposição pede intervenção do Tribunal Penal Internacional. A Venezuela vive tensões pós-eleitorais, com acusações de fraude e repressão.

Dezenas de opositores venezuelanos se manifestaram neste domingo pela liberdade dos presos políticos no país, a maioria detidos durante os protestos que eclodiram após a questionada reeleição do presidente Nicolás Maduro — mais de 1,9 mil detidos, incluindo 42 menores de idade, segundo a ONG Foro Penal. O protesto foi convocado pela líder da oposição María Corina Machado, que não participou do comício por estar escondida das autoridades, e teve adesão em várias cidades do mundo, como Bogotá, Buenos Aires, Washington, Madrid e Tóquio.

Ao convocar o protesto, María Corina também pediu ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que já investiga crimes contra a Humanidade no país, que pressione pela libertação dos detidos. Maduro, que participou de um evento "pela defesa do Natal", ironizou a manifestação

— Estou cansada de viver em um país com tanta ditadura, quero ter liberdade — disse uma manifestante que pediu para não revelar o nome, por medo de acabar na prisão. Ela mora no bairro 23 de janeiro, um reduto chavista controlado por grupos ligados ao governo.

Muitos dos manifestantes utilizaram batom vermelho, símbolo para representar o sangue dos mortos nas manifestações pós-eleitorais — algo que mereceu menção do presidente em seu ato paralelo.

— Gente tóxica pinta a boca de vermelho em vez de sair para festejar. Temos que pintar a boca de vermelho? A única coisa que temos bem pintado de vermelho é o coração bolivariano e chavista — disse Maduro. — Dezembro começou em paz e deve continuar assim.

Relembre: vídeo mostra líder de oposição na Freddy Superlano sendo detido na Venezuela, diz partido

Relembre: vídeo mostra líder de oposição na Freddy Superlano sendo detido na Venezuela, diz partido

Maduro foi declarado reeleito pela autoridade eleitoral após a votação realizada em 28 de julho, para um terceiro mandato consecutivo de seis anos. A oposição liderada por María Corina o acusa de fraudar as eleições, e apontam Edmundo González Urrutia como real vencedor. A proclamação do resultado pela autoridade eleitoral provocou manifestações, que deixaram 28 mortos e quase 200 feridos.

Maduro já é alvo de uma investigação do TPI pela repressão aos protestos antigovernamentais em 2017, que deixaram 125 mortos. Apesar disso, neste domingo, ele descreveu a Venezuela “como o país da alegria”.

— Senhora tóxica — disse ele em referência a María Corina. — Se você não consegue parar de odiar e deixar a Venezuela em paz para que ela possa continuar seu caminho de recuperação e prosperidade, pelo menos não faça mal. Basta!

Os seguidores do chavismo usaram chapéus de papai-noel e a primeira-dama, Cilia Flores, usou um suéter com a imagem de uma rena, parte do simbolismo do Natal americano. No meio da crise após a sua reeleição questionada, Maduro decretou em setembro que o Natal seria antecipado para 1º de outubro.

Mais recente Próxima Eleição na Romênia: Extrema direita avança e social-democratas devem ser sigla mais votada, indica boca de urna

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Cachorros já deixaram de exercer trabalhos na rua; agora só atividades internas e passeios

Cães colocados para adoção pela Guarda Municipal: inscrições são encerradas e alguns já se despedem do canil

Proibição se deu em 2016, na Olimpíada do Rio. Nos anos seguintes, quando seria novamente autorizado, helicópteros tomaram espaço das asas-deltas

Voo livre ao redor do Cristo Redentor volta a ser permitido após acordo

Dados são coletados pelo Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio

Em 2024, a temperatura mais alta no Rio foi de 43,2°C; já a mais baixa foi de 9,1°C

Lawrence Gostin, diretor do Instituto O'Neill, único centro colaborador da OMS em Saúde Global, critica indicação de Robert F. Kennedy Jr., conhecido antivacina, para liderar o equivalente ao Ministério da Saúde no país

‘O 2ª mandato de Trump será muito mais destrutivo para a saúde pública nos EUA e no mundo’, diz especialista

A beleza, carisma e samba no pé da apresentadora, de 46 anos, tem roubado a cena nos ensaios de Carnaval

Conheça Karen Lopes, musa da Grande Rio que chama atenção por semelhança com Viviane Araujo: 'Muita gente comenta'

'Vi centenas de políticas surgirem e desaparecerem. Vi quais políticas funcionaram e quais não funcionaram', disse Tom Homan em entrevista ao Wall Street Journal

Linha-dura, mas nem tanto? 'Czar da fronteira' de Trump tenta moderar promessas de deportar milhões de imigrantes

Alguns benefícios são associados a realizar exercícios físicos no calor

Um treino que faz suar é mais eficaz? Entenda o que diz a ciência

Especialista afirma que estar cansado pode ser mais profundo do que apenas excesso de trabalho ou um sinal dos tempos

Deficiência de vitamina pode ser o motivo de seu cansaço, explica neurocientista nutricional