Joe Biden começou a usar uma aparelho de respiração para combater apneia do sono
Presidente americano apareceu nesta quarta-feira com marcas em ambos os lados do rosto por ter usado o dispositivo
O presidente americano, Joe Biden, começou a usar uma aparelho CPAP nas últimas semanas para ajudar a lidar com a apneia do sono, um distúrbio comum no qual a respiração é interrompida enquanto a pessoa dorme. A informação foi dada pela Casa Branca nesta quarta-feira.
Quando Biden deixou a Casa Branca na manhã de quarta-feira para um discurso em Chicago, ele tinha marcas em ambos os lados do rosto por ter usado o dispositivo, conhecido como máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas.
— Desde 2008, o presidente divulgou seu histórico de apneia do sono em relatórios médicos completos — disse Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca. — Ele usou uma máquina de CPAP ontem à noite, o que é comum para pessoas com esse histórico — acrescentou.
As máquinas CPAP estão entre os tratamentos mais utilizados para a apneia do sono. Esses dispositivos fornecem um fluxo contínuo de ar nas máscaras usadas durante o sono, ajudando a manter as vias respiratórias abertas e garantindo que as pessoas recebam o oxigênio de que precisam.
A apneia do sono pode trazer uma série de consequências: não apenas a falta de oxigênio pode atrapalhar o sono, mas também pode aumentar o risco de pressão alta, doenças cardíacas e derrame.
Os fabricantes estimaram nos últimos anos que cerca de 8 milhões de pessoas nos Estados Unidos usam máquinas CPAP. Os dispositivos filtram e pressurizam o ar retirado de um quarto e o paciente respira através de um tubo na máscara.
Biden revelou sua apneia do sono há mais de uma década, mas seu médico presidencial não mencionou a condição em nenhuma das duas cartas que avaliaram sua saúde em 2021 e 2023. Em 2019, seu médico informou que Biden fez cirurgias de desobstrução do septo nasal, com intuito de aliviar os sintomas de sinusite.
Um funcionário da Casa Branca disse que essas cirurgias pareciam ajudar, mas não eliminaram os sintomas da apnéia do sono. O funcionário, que pediu anonimato, disse que o presidente começou a usar o aparelho CPAP nas últimas semanas na tentativa de melhorar a qualidade do sono.
Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY