Mundo
PUBLICIDADE

Por The New York Times — Washington

O presidente americano, Joe Biden, começou a usar uma aparelho CPAP nas últimas semanas para ajudar a lidar com a apneia do sono, um distúrbio comum no qual a respiração é interrompida enquanto a pessoa dorme. A informação foi dada pela Casa Branca nesta quarta-feira.

Quando Biden deixou a Casa Branca na manhã de quarta-feira para um discurso em Chicago, ele tinha marcas em ambos os lados do rosto por ter usado o dispositivo, conhecido como máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas.

— Desde 2008, o presidente divulgou seu histórico de apneia do sono em relatórios médicos completos — disse Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca. — Ele usou uma máquina de CPAP ontem à noite, o que é comum para pessoas com esse histórico — acrescentou.

As máquinas CPAP estão entre os tratamentos mais utilizados para a apneia do sono. Esses dispositivos fornecem um fluxo contínuo de ar nas máscaras usadas durante o sono, ajudando a manter as vias respiratórias abertas e garantindo que as pessoas recebam o oxigênio de que precisam.

A apneia do sono pode trazer uma série de consequências: não apenas a falta de oxigênio pode atrapalhar o sono, mas também pode aumentar o risco de pressão alta, doenças cardíacas e derrame.

Os fabricantes estimaram nos últimos anos que cerca de 8 milhões de pessoas nos Estados Unidos usam máquinas CPAP. Os dispositivos filtram e pressurizam o ar retirado de um quarto e o paciente respira através de um tubo na máscara.

Biden revelou sua apneia do sono há mais de uma década, mas seu médico presidencial não mencionou a condição em nenhuma das duas cartas que avaliaram sua saúde em 2021 e 2023. Em 2019, seu médico informou que Biden fez cirurgias de desobstrução do septo nasal, com intuito de aliviar os sintomas de sinusite.

Um funcionário da Casa Branca disse que essas cirurgias pareciam ajudar, mas não eliminaram os sintomas da apnéia do sono. O funcionário, que pediu anonimato, disse que o presidente começou a usar o aparelho CPAP nas últimas semanas na tentativa de melhorar a qualidade do sono.

Mais recente Próxima Mais de mil policiais buscam por 16 agentes penitenciários sequestrados no México; vídeo

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

O ano de 2025 promete trazer feriados prolongados ao trabalhador. Primeira folga do ano acontece no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal

Feriados prolongados 2025: veja calendário e planeje seu ano

Artista, que estava internado após o agravamento de um câncer de próstata, faleceu nesta quinta-feira

O que é sepse pulmonar? Entenda a causa da morte do ator Ney Latorraca

Com novo leilão, injeção do BC no mercado para conter a moeda passa de R$ 30 bilhões neste mês

Dólar hoje: moeda abre em alta, e BC volta a fazer leilão de US$ 3 bilhões

Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro com direito ao benefício podem sacar o dinheiro

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até amanhã. Veja quem tem direito a receber

Há muitas razões que levam a alterações na coloração e na consistência do muco nasal quando estamos doentes

Claro, amarelo, verde: o que a cor do seu catarro diz sobre sua saúde

Artistas dividiram o palco em espetáculos bem-sucedidos e sempre fizeram questão de manter o casamento com discrição, fora dos holofotes

Viúvo de Ney Latorraca, Edi Botelho é ator e vivia há 29 anos com o marido: 'Um grande companheiro'

Cibercriminosos direcionaram palavrões ao presidente e deixaram comentários antissemitas. Portal ficou sem funcionar por uma hora, mas já foi retomado

Hackers invadem site do governo argentino e publicam mensagens contra Milei

Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio; ficou conhecido por papéis marcantes e se destacou como Vlad, na novela 'Vamp' e 'Barbosa, em 'TV Pirata'

Ney Latorraca tinha testamento pronto e teria deixado herança e patrimônio para instituições de caridade

Vírus tem provocado surto sem precedentes entre vacas leiteiras e trabalhadores rurais no país

20 grandes felinos morrem de gripe aviária em santuário nos EUA: 'nunca vimos nada assim'