Um dos mais ativos do mundo: veja erupção do vulcão Kilauea no Havaí
Cratera tem aproximadamente 1.247 metros de altura acima do nível do mar e apresenta atividade constante há anos
Por O Globo — Rio de Janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 23/12/2024 - 17:25
Erupção do Kilauea no Havaí: Deusa Pele em atividade
O vulcão Kilauea entrou em erupção no Havaí, com atividade constante. Em 2018, uma erupção intensa causou evacuações e mudanças na paisagem. Considerado sagrado, o vulcão é associado à deusa Pele.
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção, na manhã desta segunda-feira. As autoridades elevaram o nível de alerta para vermelho e Serviço Nacional de Parques relatou “atividade elevada de terremoto” abaixo do cume do Kīlauea durante a madrugada.
- Matt Gaetz, ex-deputado republicano, é acusado de pagar 'regularmente' por sexo e usar drogas ilícitas
- Partidos pró-Europa da Romênia formam governo e anunciam candidato único à Presidência
Cerca de trinta minutos depois, segundo o portal americano News Nation, o Observatório de Vulcões Havaianos do USGS avistou atividade eruptiva enquanto observava webcams.
Veja:
O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele possui aproximadamente 1.247 metros de altura acima do nível do mar e apresenta atividade constante, com erupções regulares que, em alguns casos, duram anos.
Em 2018, uma erupção intensa envolveu a evacuação de milhares de pessoas, destruiu mais de 700 casas e mudou significativamente a paisagem local, incluindo o desaparecimento do lago de lava da cratera Halemaʻumaʻu.
Desde 2020, o Kilauea continua apresentando atividades intermitentes, como o reaparecimento do lago de lava na cratera, evoluindo continuamente o terreno ao seu redor. Além de sua relevância geológica, o vulcão tem grande importância cultural para os havaianos. Ele é considerado sagrado e associado à deusa do fogo e dos vulcões, Pele.