Época
PUBLICIDADE

Por O Globo — Londres

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/12/2024 - 17:38

"Avião de Guerra dos EUA Abatido por 'Fogo Amigo' no Mar Vermelho"

Um avião de guerra dos EUA é abatido por "fogo amigo" no Mar Vermelho, mas tripulantes se salvam. Ataques aéreos contra Houthis no Iêmen levam a incidente. Operação internacional visa proteger rotas marítimas afetadas pelos Houthis.

Um caça americano foi abatido enquanto voava pelo Mar Vermelho em um incidente de "fogo amigo", disseram os militares dos EUA. Segundo a rede televisiva inglesa BBC, ambos os tripulantes do F/A-18 Hornet da Marinha ejetaram com segurança, com um deles sofrendo ferimentos leves.

O acidente aconteceu após EUA realizar uma série de ataques aéreos contra um local de armazenamento de mísseis e instalações de comando na capital do Iêmen, Sanaa, operados por militantes Houthis apoiados pelo Irã.

Segundo a BBC, o Comando Central dos EUA acrescentou que também atingiu vários drones Houthi e um míssil de cruzeiro antinavio sobre o Mar Vermelho. Em um comunicado, o Comando Central dos EUA confirmou um incidente de "fogo amigo" sobre o Mar Vermelho.

"O cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg, que faz parte do Grupo de Ataque do Porta-aviões USS Harry S Truman, disparou por engano e atingiu o F/A-18, que estava voando para longe do USS Harry S Truman", escreveram.

O Comando Central dos EUA afirmou anteriormente que os ataques realizados contra alvos em Sanaa tinham como objetivo "interromper e degradar as operações dos Houthis, como ataques a navios de guerra e mercantes da Marinha dos EUA no sul do Mar Vermelho, Bab al-Mandeb e Golfo de Áden".

Os militares também relataram que destruíram "vários veículos aéreos não tripulados de ataque unilateral Houthi, ou drones, além de um míssil de cruzeiro antinavio sobre o Mar Vermelho", utilizando "recursos da Força Aérea e da Marinha dos EUA, incluindo F/A-18s".

Os Houthis, um grupo rebelde apoiado pelo Irã que controla o noroeste do Iêmen, intensificaram os ataques contra navios israelenses e internacionais após o início da guerra de Gaza, em outubro de 2023, declarando agir em solidariedade aos palestinos.

Desde novembro de 2023, ataques de mísseis realizados pelos Houthis afundaram dois navios no Mar Vermelho e danificaram outros. O grupo frequentemente alegou, muitas vezes de forma infundada, estar mirando embarcações ligadas exclusivamente a Israel, EUA ou Reino Unido.

Em dezembro, os EUA, o Reino Unido e mais 12 nações lançaram a Operação Guardião da Prosperidade, com o objetivo de proteger as rotas marítimas do Mar Vermelho contra os ataques dos Houthis.

Mais recente Próxima Um dos mais ativos do mundo: veja erupção do vulcão Kilauea no Havaí
Mais do Globo

A prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos em dezembro; confira quando a restrição volta a vigorar no centro expandido da capital paulista

Rodízio de veículos em SP volta a valer hoje: veja dias, placas e horários

Os organizadores instalaram 150 mil banheiros, 68 mil postes de iluminação e uma cidade de tendas em uma área equivalente a dois terços da ilha de Manhattan, em Nova York

Começa na Índia mega festa hindu com multidão de 400 milhões de peregrinos

Família confirmou o falecimento do artista, acometido pela doença incurável amiloidose

Famoso por campanhas provocativas da Benetton, fotógrafo Oliviero Toscani morre aos 82 anos

De acordo com a prefeitura, redução de 28 para 24 pastas visa enxugar a máquina pública

Vereadores de Niterói vão acionar MP 
contra extinção de secretarias sem autorização do Legislativo

Caso aconteceu em setembro de 2023, na portaria do prédio onde residia Yuri, em Copacabana, na Zona Sul do Rio

Condenado por agredir ator Victor Meyniel seguirá cumprindo medidas cautelares

Catiri, em Bangu, é mais um bairro que vive a rotina de tiroteios e mortes por tentativas de domínio territorial entre grupos criminosos rivais

Comando Vermelho intensifica disputa por territórios dominados pela milícia na Zona Oeste; entenda

Uma tentativa de lançamento se arrastou por horas antes de ser cancelada devido a problemas técnicos não especificados

Blue Origin, de Jeff Bezos, adia primeiro lançamento do foguete New Glenn