Lula se reúne com Paulo Teixeira no Alvorada após MST subir tom de críticas ao governo
Aliado do PT, movimento passou a cobrar saída de ministro em meio a insatisfações com ritmo de assentamentos no país
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 23/12/2024 - 11:22
Lula e Teixeira se reúnem por pressão do MST
Lula se reúne com Paulo Teixeira após críticas do MST. Movimento pressiona por mais reforma agrária. Líder do MST chamou ministro de "incompetente". Ações do grupo visam pressionar o governo. Insatisfação com ritmo de assentamentos no país é destacada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira, no Palácio da Alvorada. O encontro, para sancionar a Política Nacional de Economia Solidária, acontece em meio à insatisfação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) com as políticas públicas de reforma agrária do governo.
Também estão no Alvorada o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o secretário-executivo adjunto de Gestão, Adalto Modesto, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT).
O ministro foi tratar com o presidente sobre a Política Nacional de Economia Solidária, aprovada no Congresso Nacional em 27 de novembro. O texto, de autoria de Teixeira enquanto exercia o cargo de deputado, foi sancionado por Lula no encontro.
Lula publicou um vídeo sancionado o projeto, que passa a de chamar Lei Paul Singer, em homenagem ao economista e escritor defensor da economia solidária.
"Pela primeira vez na história, a economia solidária vai ter um marco regulatório. A lei vai levar fomento, apoio e financiamento para todas as áreas da economia solidária", escreveu o presidente no Instagram.
Críticas do MST
Aliado do Partido dos Trabalhadores (PT) e de Lula, o MST tem aumentado o tom das críticas direcionadas a Teixeira. Na última quinta-feira, por exemplo, João Pedro Stédile, um dos principais líderes do movimento, chamou o ministro de "incompetente".
— Ele (Paulo Teixeira) tem se mostrado incompetente até para disputar recursos do orçamento — disse, em entrevista ao podcast Três por Quatro.
No início de dezembro, o MST invadiu duas fazendas em Pedras Altas, no território gaúcho, uma área não minerária em Canãa dos Carajás, no interior do Pará, fechou a estrada de Ferro Carajás em Parauapebas (PA) e protestou nas sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Alegre e Campo Grande.
Os movimentos vêm para pressionar o governo federal. Na avaliação do MST, o que saiu do papel da reforma agrária é insuficiente para o tempo que Lula está de volta à cadeira presidencial.