Satélite chinês pega fogo e cai nos EUA assustando moradores de diferentes estados'; vídeo

O GaoJing 1-02, ou Superview 1-02, foi lançado no final de 2016, de acordo com a NASA; especialista aponta que ele havia sido desligado quase dois anos atrás

Por


Satélite chinês queima sobre os EUA e moradores de diferentes estados relatam terem visto 'bola de fogo'; vídeo Reprodução Youtube

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/12/2024 - 16:16

Satélite chinês em chamas sobre os EUA: GaoJing 1-02 inativo desde 2023.

Satélite chinês em chamas cruza os EUA, causando perplexidade. Astrofísico revela que o GaoJing 1-02 estava inativo desde 2023. Imagens e relatos do incidente viralizam nas redes. Outro foguete chinês se desintegra sobre Porto Rico.

Um satélite chinês se desintegrou sobre os EUA em uma impressionante "bola de fogo". As chamas da espaçonave foram visíveis em vários estados. O satélite comercial de imagens GaoJing 1-02 estava viajando a 27.400 km/h quando reentrou na atmosfera acima de Nova Orleans às 22h08 (00h08 de sábado, horário de Brasília).

"O satélite era lixo espacial e estava morto desde janeiro de 2023", explica o astrofísico do Centro Harvard-Smithsonian, Jonathan McDowell, ao noticiário local, em resposta a uma perguntava se a reentrada foi planejada. "Esta foi uma reentrada descontrolada."

Após entrada na atmosfera, ele então seguiu para o norte em direção ao Mississippi, Arkansas e Missouri, escreveu McDowell.

O satélite GaoJing 1-02, ou Superview 1-02, foi lançado no final de 2016, de acordo com a NASA. McDowell afirmou na plataforma social X que o satélite foi desligado quase dois anos atrás, então era apenas uma questão de tempo até que ele caísse de volta à Terra.

"A reentrada de satélites de órbita baixa acontece naturalmente, é necessário acionar os motores para reimpulsionar a órbita para evitar isso, e esse satélite foi desligado quase 2 anos atrás", escreveu McDowell.

Diferentes internautas publicaram o momento em que o objeto passou próximo de onde estavam.

Enquanto o satélite se desintegrava em nossa atmosfera, as redes sociais se encheram com uma série de fotografias e vídeos do evento. A Sociedade de Meteoros Americana recebeu 120 relatos de uma "bola de fogo". Alguns observadores de estrelas confundiram o satélite com a chuva de meteoros Ursídeos, que também atingiu seu pico no final de semana.

"Alguém sabe o que é isso? Visto em Memphis", escreveu um internauta.

McDowell observou que o satélite era pequeno o suficiente para quase se queimar completamente antes de atingir o solo, e ainda não está claro se algum pedaço restou. Esta foi a segunda espaçonave chinesa a se queimar sobre a América do Norte nos últimos dias. Na sexta-feira (20 de dezembro), a Sociedade Astronômica do Caribe, ou Sociedad de Astronomía del Caribe (SAC), filmou um foguete chinês se desintegrando acima de Porto Rico.

O foguete Longmarch 4B, ou CZ-4B, foi lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang em 16 de agosto. O foguete tinha 44 metros de comprimento e levou os satélites classificados Yaogan-43 ao espaço, antes de perder altitude nos quatro meses seguintes, informou o embaixador do sistema solar da NASA, Eddie Irizarry, que é presidente do comitê de divulgação científica da SAC, para o EarthSky.

"O corpo do foguete estava perdendo altura gradualmente", escreveu Irizarry. "Eventualmente, o arrasto atmosférico causou sua desintegração quando ele atingiu uma altitude de cerca de 113 km sobre Porto Rico."

Mais recente Próxima Avião da Swiss Air faz pouso forçado por problemas no motor e fumaça dentro da aeronave na Áustria; veja vídeo