Pesquisadores encontram 'fóssil vivo' raro em expedição após 15 anos; vídeo
Registros foram feitos em Palau, na Micronésia, e compartilhado nas redes sociais
O grupo de exploração marinha Ocean Exploration Trust (OET), voltado para pesquisas, encontraram uma espécie rara de animal marinho: um náutilos (nautilus belauensis). Conhecida como “fóssil vivo”, foi registrada em vídeo durante um mergulho com veículo operado remotamente (ROV), no Canal Alemão em Palau, arquipélago parte da região da Micronésia, no Oceano Pacífico. As imagens viralizaram ao serem postadas pelo grupo nas redes sociais na última quarta-feira.
- Chance única: Baleia mais rara do mundo começa a ser estudada na Nova Zelândia; até hoje, apenas sete foram vistas
- Espécie rara: Pikas têm 'comportamento lúdico', 'elevação repentina' e podem chegar a 20 centímetros; saiba mais
Foram 15 anos de operações, com mais de 1 mil mergulhos até que ocorresse o avistamento do que são considerados os cefalópodes (classe de moluscos marinhos) mais primitivos. Ele é raramente avistado e fotografado. O registro em vídeo pode ajudar a descobrir novas informações.
"Além do marco óbvio de ver um nautilus a bordo do homônimo Nautilus, também foi surreal encontrar um animal cujo plano corporal e comportamentos mal mudaram desde a era dos dinossauros", disse Samantha Wishnak, chefe de expedição e coordenadora de operações da OET, à revista Ocean Robotics Planet.
Na publicação que viralizou, uma pessoa escreveu sobre a descoberta:
“É loucura pensar que esses animais estejam nadando pelos oceanos por mais de 500 milhões de anos”.
O nautilus Palau é uma espécie que pode ser encontrada próxima às encostas externas dos recifes de coral, em faixa de profundidade de até 480 metros, podendo chegar até 600 metros, em Palau, na Micronésia, onde é endêmica. Essa é uma espécie de molusco cefalópode nectônico (que se move ativamente na coluna d'água) marinho do Indo-Pacífico.
A Ocean Exploration Trust é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão explorar partes desconhecidas do oceano.