Vinhos de Portugal 2024: 'A perfeita harmonização do vinho é com bons amigos', diz master of wine
No evento, que acontece até sábado (15) no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, especialistas convidam a descomplicar a experiência com a bebida
Deixar o prazer fruir e evitar regras engessadas dos “entendidos” pode ser um bom caminho para se aventurar na experimentação do vinho. Em vez de uma receita cheia de normas, essa é a sugestão de Dirceu Vianna Junior, único master of wine da Língua Portuguesa e especialista no tema.
- Vinhos de Portugal em SP: veja a programação de sábado, último dia do evento
- Dá tempo: compre aqui seus ingressos para o último dia do Vinhos de Portugal em SP
- Me pergunto, às vezes, se as pessoas que falam em harmonização realmente acreditam no que dizem ou se a ideia é complicar a vida das pessoas - diz ele, que participou de inúmeras atividades durante a sexta (14), na 11ª edição do Vinhos de Portugal, evento que tem seu último dia neste sábado (15), no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.
Vianna Junior acredita que é hora de simplificar:
- Essa mania de criar muitas regras só afasta as pessoas. Eu tenho quatro décadas de trabalho nesse mundo do vinho e vou te contar: já tive harmonizações de sonho, mas foram poucas, muito poucas que ficaram na memória. Era um lugar muito especial, um vinho muito especial. Me lembro de uma num castelo onde tomei champanhe Don Pérignon 1967 com sorvete de azeite e balsâmico. Era tudo ao mesmo tempo conectado. Mas quantas vezes na vida algo assim acontece? - questiona.
Entre algo raro assim e o dia a dia de todos nós há outra realidade, por isso que ele recomenda:
- Divirta-se, aprenda, quebre as regras. Eu quebro as regras toda a hora. Aquele que diz: este vinho não é pra tomar assim... Ah, é, por que não? Cada um é cada um. Olha, a perfeita harmonização é com bons amigos. Descomplique o vinho, porque a harmonização com boa companhia nunca falha.
Essa visão tem muito a ver com a que propõe a sommelière Cecilia Aldaz, do restaurante carioca Oro, nas provas e harmonizações que conduziu nos dois primeiros dias. Aldaz é argentina, vive há 14 anos no Rio e tem um filho brasileiro. Com uma pronúncia ainda carregada, mas com um português perfeito, ela diz que “vinho harmoniza com felicidade e bons encontros”.
Aldaz ensina que há apenas alguns pequenos segredos para se divertir e ver do que você gosta mais.
- Não existe certo e errado. Vinho e comida é um casamento. Nem todos os casamentos dão certo e nem todos são harmoniosos. A gente tem tantas regras na vida que, para escolher um vinho, tem que ter vontade de se aventurar, cada um na sua, ir e depois saber. Claro que a gente sabe que tem alguns finais mais felizes do que outros.
Durante esta edição do evento, Aldaz harmonizou vinhos da região de Lisboa com cozinha brasileira e, neste sábado, na última prova do dia, às 21 horas, ao lado do jornalista português Manuel Carvalho e do chef Ricardo Lapeyre, do restaurante Le Bulô, fará harmonizações com vinhos do Dão.
- Nessa prova vamos harmonizar o vinho com a comida variada que se come no Brasil e que mistura um pouco de tudo - antecipa.
Se você comparecer, vai ver que Aldaz propõe liberdade.
- No caso de Portugal, a diversidade de vinhos é muito grande, então, eles nos oferecem muitos caminhos para experimentar aventuras diferentes. Quando a gente casa com a gastronomia brasileira, é uma aventura emocionantev.
O evento, que desde quinta-feira (13) acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e conta com a presença de 95 produtores portugueses, termina na noite deste sábado. Ainda há muitas atividades abertas ao público pagante ou não e, entre todas elas, prevalece a ideia de descomplicar o conhecimento do vinho e apresentar um Portugal moderno.
Você pode participar do Salão de Degustação, evento que dura duas horas e permite experimentar vinhos de várias regiões e de diferentes faixas de preço. Há atividades gratuitas ligadas ao turismo, à gastronomia e conversas descontraídas sobre vinho no “Tomar um Copo”, um bate-papo com quem entende do assunto acompanhado por uma taça. Também foi montada uma área ao ar livre com barracas de comida e mesas para quem quiser escolher seu próprio copo no wine bar.
O Vinhos de Portugal tem preços a partir de R$ 157,30, e assinantes de O GLOBO e do Valor têm 20% de desconto no preço dos ingressos. Para mais informações, acesse o site: vinhosdeportugal.oglobo.com.br
O Vinhos de Portugal 2024 é uma realização dos jornais O Globo, Valor Econômico e Público, em parceria com a ViniPortugal, com a participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto; apoio das Comissões de Vinho de Alentejo, Beira Interior, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo, Vinhos Verdes e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Turismo de Portugal, Tap Air Portugal, AB Gotland Volvo e Shopping Leblon; água oficial Águas Prata, hotel oficial Fairmont Rio (RJ), local oficial Jockey Club Brasileiro (RJ), loja oficial Porto Divino, rádio oficial CBN e curadoria Out of Paper. A edição de São Paulo conta ainda com a Cidade de São Paulo como cidade anfitriã e SP Negócios como apoio institucional.