Messi: o que é a 'Concachampions', torneio que pode levar o Inter Miami ao Mundial de Clubes
Time do craque argentino venceu a Copa das Ligas em 2023 e irá participar da Concacaf Champions Cup
Cada vez mais perto de completar 37 anos, Lionel Messi estreia em mais uma competição. Trata-se da Concacaf Champions Cup (popularmente conhecida como Concachampions ), da qual seu time, o Inter Miami, faz parte por ter conquistado a Copa das Ligas em 2023.
É o torneio mais importante a nível de clubes de todos os realizados no hemisfério norte do continente americano e é organizado pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. O campeão ganha, além da taça e do prêmio financeiro, a passagem para o Mundial de Clubes. Embora nesta edição essa classificação seja para 2025, quando o torneio que reúne as melhores equipes do planeta inicia sua nova fase, com 32 participantes.
O campeonato subcontinental é realizado todos os anos desde 1962 e tem formato de eliminação direta, sem distinção quanto à localização geográfica de seus protagonistas: um time da América Central pode jogar com outro da América do Norte.
Depois de anos onde a disparidade de níveis tornou os jogos bastante desiguais, iniciou-se um processo de reestruturação que se concentrou em fortalecer o torneio e garantir que tenha mais qualidade de jogo.
Lionel Messi no banco durante amistoso em Hong Kong faz torcida vaiar craque
Além do campeão (que entra no Mundial de Clubes), o vice e o terceiro também levam um prêmio: ambos se classificam para a Copa Interamericana, onde enfrentam o campeão e o vice da Copa Libertadores organizada pela Conmebol no hemisfério sul.
A hegemonia mexicana é esmagadora. As seleções desse país venceram 38 das 58 edições. O país que aparece em segundo lugar com mais títulos é a Costa Rica, com seis. De todos eles, aquele com mais vitórias é o América do México, com sete. Atrás ficam o Cruz Azul (6), Pachuca (5) e Monterrey (5).