Como joga o meio-campista Hércules, ex-Fortaleza, primeiro reforço do Fluminense para 2025
Jogador assinará com o tricolor por cinco temporadas
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 20/12/2024 - 22:03
Fluminense contrata Hércules por 29 mi
O Fluminense acerta contratação do meio-campista Hércules por 29 milhões de reais, marcando o maior valor da história do Fortaleza. O jogador, conhecido por sua chegada na área adversária, assina por cinco temporadas. Mano Menezes vê nele potencial para evoluir e se destacar no tricolor.
Depois de muito buscar no mercado, o Fluminense finalmente acertou o seu primeiro reforço para a próxima temporada. O tricolor entrou em acordo com o Fortaleza e confirmou a contratação do meio-campista Hércules por cinco temporadas em uma transferência com valor de 29 milhões de reais, o maior da história do Leão do Pici e do futebol nordestino.
Hércules foi um dos principais nomes do Fortaleza nesta temporada. Peça fundamental do time de Juan Pablo Vojvoda em 2024, o meio-campista atuou em 47 partidas, atuando 3132 minutos, marcando sete gols e dando três assistências. A temporada foi de provação para Hércules, que sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em julho de 2023 e ficou fora de combate por cerca de oito meses, retornando em março de 2024. Existia a possibilidade, inclusive, de uma saída para o futebol italiano.
A lesão, no entanto, não freou a curva de evolução de Hércules. Após a recuperação, o meio-campista voltou em um nível ainda mais alto do que apresentava antes da contusão. Tanto é que foi um dos jogadores que mais entraram em campo pelo Leão do Pici na temporada, mesmo começando um pouco mais tarde que os demais companheiros.
-- Ele se lesiona às vésperas da janela do meio do ano de 2023. Era uma venda dada como certa, tinha até negócio com o Lecce-ITA encaminhado. Ele conseguiu voltar num nível altíssimo e tomou a titularidade novamente de maneira rápida - relembra Brenno Rebouças, jornalista do 'Sistema Verdes Mares'.
Os números mostram que Hércules é um volante que tem uma boa chegada na área adversária. E essa característica é o seu principal atributo. O meio-campista costuma atuar como uma espécie de segundo homem no setor que tem qualidade para marcar gols.
-- Hércules é um volante moderno que pisa muito na área. Ele joga mais como segundo volante. Ele não tem tanto poder de marcação pra jogar como primeiro. Ele já jogou algumas vezes, mas ele é realmente mais segundo volante, mas que marca bem. A característica dele é de chegada na área. Passada larga, pisa na área, faz muitos gols para um volante e chuta bem de fora da área. Ele usa bastante isso. O Vojvoda usava muito ele como um elemento surpresa. Quando o time ia para o ataque em progressão, o Hércules sempre estava aparecendo ali na entrada da área ou dentro da área para finalizar. Ele realmente é um segundo volante com um perfil mais ofensivo. Ele não chega a ser um meia porque ele tem um poder de marcação também, mas é um segundo volante com essa característica muito ofensiva - analisa Afonso Ribeiro, jornalista do jornal 'O Povo', do Ceará.
Os dados do 'SofaScore' sobre Hércules em partidas do Campeonato Brasileiro traduzem o que foi dito anteriormente pelos jornalistas ouvidos pela reportagem. O mapa de calor sinaliza que o meio-campista é realmente uma peça que se movimenta em todas as áreas do gramado, com mais destaque para a presença no setor ofensivo. Veja abaixo:
Ao longo de três edições de Brasileirão, Hércules esteve presente em 73 partidas do Fortaleza, sendo 51 como titular, marcando nove gols e dando duas assistências. O destaque fica pelo número de finalizações (71), e pelos 120 desarmes feitos.
Mano Menezes é um grande fã do futebol de Hércules, e a chegada do jogador se encaixa no perfil que o planejamento tricolor tramou para endereçar nesta janela de transferências para a temporada 2025: um jogador jovem, fisicamente forte e com perfil de buscar o gol adversário. Não é para menos, o tricolor desembolsou R$29 milhões pelo jogador em um contrato de cinco temporadas, em que Hércules pode continuar a sua evolução como jogador e se tornar o jogador que o Fluminense espera.
- Mano é conhecido por ser um técnico que preza muito por solidez defensiva e talvez tenha isso como prioridade, e Hércules sabe jogar na contenção, mas não incentivar a ida dele ao ataque, coisa que ele faz bem, seria um desperdício. É um volante com muitos gols e assistências. Acho que ele pode evoluir se tiver liberdade em campo, não ficar preso a uma função defensiva - pondera Brenno.
Por outro lado, o treinador do Fluminense tem alguns casos de sucesso em trabalhar com jovens meio-campistas na carreira - Paulinho e Jucilei, no Corinthians, são os grandes exemplos. Hércules pode ser mais um atleta a passar pelas mãos do treinador e seguir uma curva ascendente de evolução.
-- Ao longo da carreira, o Mano conseguiu fazer vários volantes irem bem. O Corinthians é o exemplo mais destacado e tal, mas ele fez isso no Cruzeiro também. Acho que é um treinador que vai conseguir fazer o Hércules evoluir nesse sentido também, por ser um jogador que ele conhece, que acompanha. Acho que o próprio clube também, o Fluminense se dá bem com jovens meio-campistas nos últimos anos, no sentido de sucesso de ir bem em campo e depois garantir uma boa venda. Acho que o Hercules tem tudo pra ser mais um desses -- finaliza Afonso.