Futebol 2024
PUBLICIDADE
Por — Enviado especial a Doha, Catar

Foi antes do esperado, mas a temporada do Botafogo foi encerrada hoje. Em Doha, na estreia do alvinegro na Copa Intercontinental, o time acabou derrotado pelo mexicano Pachuca por 3 a 0 e viu o objetivo de enfrentar o Real Madrid na final se esvair tão rápido quanto a estadia no Catar. Em que pese os numerosos erros de estratégia e condução da partida, o campeão da Libertadores e do Brasileirão, nas últimas duas semanas, também foi “vítima de seu próprio sucesso”, com um desgaste elevado por conta do pesado calendário.

Na semifinal de sábado, o Pachuca enfrenta o Al Ahly, do Egito. O vencedor decide o título contra o Real Madrid, no próximo dia 18.

Artur Jorge precisou escalar uma equipe alternativa, fosse por lesões ou jogadores preservados. O Botafogo chegou ao Oriente Médio apenas na madrugada de terça-feira, o que custou muito em relação à preparação e a adaptação às condições do local do jogo. Este nível de enfrentamento — por mais que o Pachuca viva má fase, é o atual campeão da América do Norte e teve um mês livre — pediu um roteiro muito específico, que não foi possível executar, já que, no domingo passado, conquistou o título brasileiro no Nilton Santos.

O zagueiro Alexander Barboza comentou sobre o desgaste e até mesmo do avião que levou o Botafogo para Doha:

— Não há corpo que aguente. Foram muitos jogos em sequência. A viagem foi longa, mais de 15 horas. O avião não era o melhor, era um avião fraco. E isso pesou. Tentamos jogar, tivemos situações de gol, mas não deu certo.

Sem muito entrosamento, Allan e Eduardo, titulares no meio-campo, não se encontraram. O ataque ficou muito espaçado, e a equipe pagou pela demora de Artur Jorge na hora de fazer mexidas no segundo tempo, justamente quando os mexicanos fizeram seus três gols, também contando com a ajuda de diversas falhas individuais do alvinegro.

Ainda na primeira etapa, o Pachuca já se mostrava mais preciso em suas finalizações, mesmo que o Botafogo tivesse para si o controle de bola. Porém, errava muito em domínios bobos e na hora de chutar a gol. Na frente, Luiz Henrique recebeu marcação dobrada e o lado esquerdo pouco funcionava.

O desequilíbrio mostrava que Artur Jorge precisaria voltar do intervalo com titulares como Marlon Freitas, Savarino ou Thiago Almada, mas optou por manter a formação, e o primeiro golpe veio aos cinco minutos. Idrissi deixou Adryelson e Alexander Barboza no chão e não perdoou diante de John.

Esta foi a receita fatal para uma equipe que sofre quando está em desvantagem e fechou a temporada com apenas duas vitórias de virada — Sampaio Corrêa, no Carioca, e Bragantino, no Brasileiro. O segundo gol foi fruto de pane geral, quando Almada, que entrou no decorrer do jogo, entregou na saída de bola, Deossa recebeu de Pedroza e contou falha de John para ampliar.

O que já não funcionava se transformou em um grande acúmulo de chegadas sem perigo do Botafogo, com jogadores cansados e desgastados mentalmente, errando até mesmo na hora que chutes de primeira eram necessários. Rondón deu números finais ao confronto.

O placar é impactante, e se trata da maior derrota de um time brasileiro para um não europeu em um torneio mundial. Ao mesmo tempo, ficar difícil considerar uma grande decepção após a temporada de maior sucesso na história do clube.

— O resultado causa desilusão, derruba nossa expectativa, mas compete a mim fazer jus àquele que foi o ano de 2024. Foram 75 longos jogos ao longo desta temporada. Tínhamos outras expectativas (para o Intercontinental), mas não fomos mais fortes que o adversário — disse Artur Jorge: — Hoje, era muito difícil. Jogamos contra nós próprios, era difícil ter nossa melhor versão, todo o elenco nas melhores condições.

Mais recente Próxima Após eliminação do Botafogo no Intercontinental, Artur Jorge evita reclamar de calendário: 'Jogamos contra nós próprios'
Mais do Globo

Artista estabelecia código secreto com plateia, por meio de estalo nos dedos, o que impressionava colegas como Marco Nanini e Marília Pêra

Ney Latorraca marcou teatro com recorde e cultivava 'técnica' curiosa para atiçar aplausos do público

'Sou filho único de vedete com crooner', contava o ator, que morreu nesta quinta-feira (26)

Vaidoso, Ney Latorraca dizia que suas primeiras palavras na vida foram: 'É capa?'

Número equivale à população dos Estados Unidos e do Canadá juntos

Índia se prepara para receber 400 milhões de peregrinos em festival religioso

Meia de 31 anos está em reta final de suspensão por doping

Ventilado no Corinthians, Pogba teria passado por cirurgia no joelho na Costa Rica, diz jornal

Sistema foi usado em Campinas após Cemaden transmitir aviso de risco alto para alagamento durante a noite

Defesa Civil de SP aciona alarme de celular pela primeira vez para alertar sobre enchente

O ano de 2025 promete trazer feriados prolongados ao trabalhador. Primeira folga do ano acontece no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal

Feriados prolongados 2025: veja calendário e planeje seu ano

Artista, que estava internado após o agravamento de um câncer de próstata, faleceu nesta quinta-feira

O que é sepse pulmonar? Entenda a causa da morte do ator Ney Latorraca