Três toneladas e tamanho de um carro: bateria jogada da Estação Espacial Internacional vai cair na Terra hoje
Agência espacial alertou que fenômenos luminosos ou a percepção de um estrondo sônico são possíveis
Por O Globo — Rio de Janeiro
O objeto mais massivo já lançado da Estação Espacial Internacional vai cair na Terra nesta sexta-feira: um pallet de baterias que pesa quase três toneladas. O objeto foi despejado em março de 2021, e a expectativa é que, assim como outros equipamentos no espaço, ele queime completamente na reentrada na atmosfera da Terra.
- Asteroide maior que o Maracanã vai passar próximo da Terra: uma colisão espacial poderia fazer com que ele nos atingisse?
- Pronta para ir à Lua: conheça a primeira mulher astronauta árabe formada pela Nasa
Antes da reentrada do Exposed Pallet 9 (EP9), o Escritório Federal de Proteção Civil e Ajuda em Desastres, Centro Nacional de Alerta 1 em Bonn, Alemanha, afirmou que “entre o meio-dia do dia 8 de março e o meio-dia do dia 9 de março, espera-se que um objeto espacial maior reentre na atmosfera da Terra e possivelmente se fragmente. Tratam-se de baterias da Estação Espacial Internacional (ISS). Fenômenos luminosos ou a percepção de um estrondo sônico são possíveis."
O EP9 está carregado com antigas baterias de níquel-hidreto, explicou a NASA na época em que foi despejado da Estação Espacial Internacional. A agência norte-americana também explicou que o EP9 tem a massa aproximada de um grande SUV e, na época, previa que ele reentraria na atmosfera da Terra em dois a quatro anos.