Rachel Maia
PUBLICIDADE
Rachel Maia
Informações da coluna

Rachel Maia

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/12/2024 - 11:33

"Natal impulsiona economia brasileira com comércio online e oportunidades de emprego até 2025"

O Natal impulsiona a economia brasileira com compras e contratações temporárias. O comércio online cresce, gerando novas oportunidades de trabalho. Empreendedores encontram espaço para inovar e alavancar vendas. A esperança é que em 2025 haja mais inclusão e empregabilidade na sociedade.

As datas comemorativas movimentam a economia brasileira, e as festas de fim de ano são um exemplo. O Natal é uma festa cristã apreciada pela maioria dos países, em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo, que tem simbologia familiar e instiga a população às celebrações e, consequentemente, às compras.

Viagens, decorações, confraternizações, passeios e presentes impactam as finanças dos brasileiros, que aguardam o ano todo por este momento, que vai desde a união e o agradecimento à ostentação. Essas razões levam os brasileiros às ruas em busca da melhor maneira para viver o dia 25 de dezembro e a passagem do ano.

Com o avanço do digital, temos também as compras on-line, que impulsionam as vendas do varejo e facilitam a vida dos consumidores. De acordo com o portal Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as vendas e compras pelo modelo e-commerce se estabeleceram como uma das principais maneiras de consumo nos últimos anos, gerando oportunidade de trabalho para os especialistas em redes sociais e para os empreendedores digitais, além de aumento nas vendas para as grandes empresas.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicou um levantamento — Pesquisa Natal 2024 – Contratação de temporários e vendas — que mostra o atual cenário relacionado à oportunidade de trabalho no Brasil. Um dado relevante é a baixa nas vagas ofertadas em 2024 (98,1 mil) de temporários, em comparação ao mesmo período de 2023 (100,4 mil). No entanto, no decorrer deste ano, a força de trabalho cresceu 2,9%, com a criação de 138 mil vagas de trabalhos fixas, exigindo menos reforço temporário para o período das festas de fim de ano.

Emprego

Os 98,1 mil trabalhos temporários representam também uma chance de ser efetivado. Iniciar o ano com estabilidade financeira é a expectativa de muitos brasileiros que na pandemia perderam seus empregos e ainda não conseguiram se reinserir no mercado de trabalho. Os hiper e supermercados são os maiores em contratação: estimam-se 41,97 mil vagas, de acordo com dados da CNC.

Para muitas famílias, além da simbologia o Natal também representa recomeços, é um momento em que a sociedade para e percebe o entorno, composto por tantas desigualdades: crianças desabrigadas, pais desempregados, famílias desassistidas. A promoção de empregos e acesso a bens de consumo eleva a economia e humaniza a sociedade.

Meu desejo é que em 2025 possamos trazer novos dados que contemplem a sociedade de maneira ampla, promovendo inclusão e empregabilidade

Empreendedorismo

Empreender não é tarefa fácil, mas o Natal possibilita muitas oportunidades para quem quer alavancar as vendas ou ganhar dinheiro extra: há oportunidade para todos, desde pequenos a médios negócios. A criação faz parte da cultura brasileira e, em momentos como este, muitos talentos se destacam, ofertando um novo serviço ou produto.

É importante fazer uso das ferramentas tecnológicas para elaborar novas maneiras de produção e distribuição comercial. Estamos em constantes mudanças e empenhados em fomentar a escalabilidade dos empreendedores que já estão com suas marcas conceituadas e para trazer novos negócios para o mercado. O Sebrae, por exemplo, é uma referência de apoio ao empreendedor, desde o projeto à execução.

Mesmo com a desvalorização cambial, que está elevando os preços dos produtos mais consumidos nesta época, como mostra a pesquisa da CNC, o cenário é favorável para novas perspectivas para 2025, pois mostra uma crescente melhora pós-pandemia ano a ano. A previsão é que o setor de varejo de hiper e supermercados movimente 45% do total em todo o Brasil, o que corresponde a R$ 31,37 bilhões para economia. São Paulo prevê o total de R$ 20,96 bilhões em todo o varejo.

Percebam a importância de gerar oportunidades para que trabalhadores tenham a possibilidade de terem autonomia financeira e de acesso. A economia se faz, sobretudo, a partir do desejo e das necessidades humanas. E o meu desejo é que no próximo ano possamos trazer novos dados e informações que tenham contemplado a sociedade de maneira mais ampla, promovendo inclusão e empregabilidade, pois o resultado dessas ações reverbera em todos nós.

Mais recente Próxima O resultado da COP29