Economia
PUBLICIDADE
Por e — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/12/2024 - 22:51

"Galeão projeta recorde de passageiros estrangeiros em 2024"

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, projeta recorde de passageiros estrangeiros em 2024, com aumento de 30%. Especialistas destacam a coordenação com o Santos Dumont e o crescimento das companhias aéreas estrangeiras. Acordo com o governo visa manter a concessão e viabilizar melhorias.

A RIOgaleão, concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, projeta um recorde histórico de movimentação internacional neste ano. A estimativa é de somar cerca de 4,7 milhões de passageiros estrangeiros, alta de 30% em relação a 2023. A informação foi antecipada pelo colunista do GLOBO Ancelmo Gois.

A previsão de crescimento deste ano supera em 4% o movimento registrado em 2018, quando o Galeão alcançou a marca histórica de 4,5 milhões de passageiros internacionais em pousos e decolagens. Em 2024, a estimativa é que o aeroporto atinja o mais alto patamar nesse indicador desde sua inauguração em 1977.

Para especialistas, o crescimento é reflexo da operação coordenada do Galeão e do Santos Dumont, o aeroporto do Centro do Rio, que teve seu movimento de passageiros anual limitado a 6,5 milhões a partir deste ano.

— A restrição começa a equilibrar o tráfego aéreo entre os aeroportos, incentivando uma maior utilização do Galeão. Atualmente, o aeroporto internacional do Rio é o quarto em movimentação geral, atrás de Guarulhos, Congonhas e Brasília — diz o especialista em aviação Leandro Pereira.

As companhias aéreas estrangeiras também ampliaram o número de voos no Galeão. A Air France, por exemplo, elevou de sete para dez o número de frequências semanais entre Rio e Paris, entre este mês e março de 2025. É a primeira vez que a empresa alcança esse patamar desde 2020, quando a pandemia forçou a redução das operações.

A TAP tem, neste verão, 14 voos semanais do Rio para Portugal, sendo 12 para Lisboa e dois para o Porto. Segundo Carlos Antunes, diretor para as Américas da companhia, a TAP manteve o mesmo número de voos durante o verão europeu, no meio deste ano, o que é comemorado:

— Estamos mantendo a mesma quantidade de voos. Não reduzimos. A importância do Rio para a TAP é indiscutível. Foi o primeiro ponto nas Américas para onde a TAP voou — frisa o executivo. — Temos confiança absoluta na vitalidade do mercado do Rio de Janeiro, não somente no que se diz respeito a atender à população local, mas também na quantidade extremamente importante de turistas que trazemos. É a cidade que as pessoas confundem com o Brasil.

Novos voos

A American Airlines iniciou voos diários nas rotas Rio-Dallas e Rio-Nova York até março. Além disso, a empresa ampliou de sete para 14 por semana as frequências Rio-Miami neste fim de ano.

— O Rio atrai visitantes. As pessoas desejam vir para o Rio de Janeiro. Bastou uma vontade política do presidente Lula de atender um pleito antigo do Rio que outros governos não atendiam. A gente só não pode retroceder. Tem de avançar agora, pensar na concessão do Santos Dumont de forma também coordenada, para que a gente possa manter esse tipo de coisa. O Galeão voltou e vai voltar ainda mais ao protagonismo que teve no espaço aéreo brasileiro — afirma o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O governador Cláudio Castro destaca a importância do Galeão para a economia do Rio e do país:

— O recorde de movimentação internacional no Galeão mostra como estávamos no caminho certo. O Rio de Janeiro é uma porta de entrada para o turismo estrangeiro e estamos certos de que a movimentação aumentará ainda mais.

Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil, afirmou que a limitação do Santos Dumont gerou retomada do crescimento do Galeão, “uma grande vitória para o Estado”. E que mais novidades são esperadas para os próximos anos.

Acordo com o governo

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as companhias nacionais, como Azul, Gol e Latam, estão ampliando em 50,5% a oferta de assentos para destinos da América do Sul entre dezembro e fevereiro. Serão ofertados 161,4 mil assentos em voos do Galeão para Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Lima (Peru), além de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina.

No último dia 16, o Ministério de Portos e Aeroportos, a concessionária do RIOgaleão e sua controladora Changi, de Cingapura, fecharam acordo para manter a atual empresa na administração do terminal. O entendimento alivia a outorga paga pela empresa ao governo, além de viabilizar a saída da Infraero da concessão, e saiu sob supervisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

As áreas jurídicas do governo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o plenário do TCU, porém, ainda precisam validar o acordo. O processo corre em sigilo e os detalhes não foram divulgados.

A Changi é a principal acionista da RIOgaleão, com 51%, mas a Infraero detém os 49% restantes. A estatal entrou como acionista minoritária nos primeiros leilões de aeroportos, modelo que depois foi abandonado pelo governo. O processo vai detectar se há outros investidores interessados no ativo.

O principal ponto de discussão do contrato é o valor da outorga que a operadora precisa desembolsar anualmente para a União, de R$ 1,4 bilhão, em números corrigidos. O aeroporto foi leiloado na segunda etapa de licitação do setor aeroportuário, em 2013, com ágio de 294%, por R$ 19 bilhões. A ideia é transformar a outorga fixa em variável, conforme a previsão de receitas da concessão. Ou seja, se a arrecadação subir, o valor pago será maior.

Webstories
Mais recente Próxima Você sabe o que é caviar? Agora pode ver, comer e até servir no Doritos. Confira o guia
Mais do Globo

Os organizadores instalaram 150 mil banheiros, 68 mil postes de iluminação e uma cidade de tendas em uma área equivalente a dois terços da ilha de Manhattan, em Nova York

Começa na Índia mega festa hindu com multidão de 400 milhões de peregrinos

Família confirmou o falecimento do artista, acometido pela doença incurável amiloidose

Famoso por campanhas provocativas da Benetton, fotógrafo Oliviero Toscani morre aos 82 anos

De acordo com a prefeitura, redução de 28 para 24 pastas visa enxugar a máquina pública

Vereadores de Niterói vão acionar MP 
contra extinção de secretarias sem autorização do Legislativo

Caso aconteceu em setembro de 2023, na portaria do prédio onde residia Yuri, em Copacabana, na Zona Sul do Rio

Condenado por agredir ator Victor Meyniel seguirá cumprindo medidas cautelares

Catiri, em Bangu, é mais um bairro que vive a rotina de tiroteios e mortes por tentativas de domínio territorial entre grupos criminosos rivais

Morte no Catiri: Comando Vermelho intensifica disputa por territórios dominados pela milícia na Zona Oeste; entenda

Uma tentativa de lançamento se arrastou por horas antes de ser cancelada devido a problemas técnicos não especificados

Blue Origin, de Jeff Bezos, adia primeiro lançamento do foguete New Glenn

O ciúme excessivo, quase paranoico, não é uma novidade ou exclusividade vivida apenas por mulheres, mas o assunto viralizou entre elas recentemente nas redes sociais, principalmente no TikTok

Você sofre com a Síndrome de Rebecca? Conheça condição que prejudica relações amorosas