Concurso Nacional Unificado: veja como emitir cartão de confirmação e o que pode ser levado para as provas
Cartão de confirmação do Concurso Nacional Unificado estará disponível no próximo dia 25. Exame será realizado em 5 de maio; veja os horários
O governo anunciou nesta terça-feira um conjunto de novas regras para a aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado, o chamado “Enem dos concursos”.
- Em seis estados: Força Nacional fará segurança no dia da prova do 'Enem dos Concursos'
- Com Desenrola e linha de crédito para MEIs: Lula busca se aproximar da classe média
Com a aproximação da aplicação da prova, é bom estar preparado para se adequar às novas regras e se previnir de atrasos. Algumas coisas não mudaram, como a data de confirmação do cartão, o dia das provas e os horários.
Os candidatos às 6.640 vagas devem ficar atentos à programação. Veja abaixo o calendário para quem se prepara para o concurso, começando pela data de disponibilização do cartão de confirmação do candidato:
Calendário Concurso Nacional Unificado
25 de abril
O cartão de confirmação dos candidatos ficará disponível a partir de quinta-feira, 25, no Gov.Br, no sistema da Cesgranrio. É a mesma plataforma de inscrição do concurso. A recomendação é que o documento seja impresso, para evitar que problemas com aparelhos eletrônicos prejudiquem o candidato no dia.
Antes de 5 de maio
As provas serão aplicadas em 5.150 locais como escolas e prédios públicos no país. Estude o percurso até o seu destino e programe a saída com bastante antecedência. O concurso pode gerar tráfego intenso nas ruas. E, no Rio, o show da cantora Pop Madonna, na noite anterior, pode prejudicar ainda mais a operação.
5 de maio
As avaliações do CNU serão aplicadas neste dia em dois turnos, iniciados às 9h e 14h30. É preciso ter atenção, no entanto, para não perder uma chance importante por um vacilo: não basta chegar na hora. Os portões dos locais de prova fecharão 30 minutos antes em cada turno.
Horários das provas do Concurso Nacional Unificado
De manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser feita entre 9h e 11h30.
- Ensino Superior (blocos 1 a 7): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
- Ensino Médio (bloco 8): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e redação.
De tarde, os portões serão abertos às 13h e fecharão às 14h. A prova deverá ser feita entre 14h30 e 18h.
- Ensino Superior (blocos 1 a 7): 50 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos, sendo uma prova diferente para cada bloco temático.
- Ensino Médio (bloco 8): 40 questões objetivas (múltipla escolha).
O que levar e o que não levar para o Concurso Nacional Unificado
Cartão de Confirmação - Se não levar impresso, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. O aplicativo pode ser usado mesmo sem internet e é importante que já tenha sido baixado, antes de sair de casa. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
Documento de Identidade original com foto - Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas.
Caneta preta transparente - Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.
- Programa emergencial para setor de eventos: Governo e Congresso tentam acordo para votar Perse nesta terça
Acessórios - É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Por outro lado, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.
Alimentação - É permitido levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Eletrônicos - O candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, fones de ouvido, livros, anotações, chaves com alarme, celulares ou similares.
Para ajudar, a Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular. Os envelopes deverão ser lacrados e guardados embaixo da carteira. Mas os aparelhos ainda precisarão estar desligados. Lembre-se de desativar eventuais alarmes!
Atenção!
Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas, após nenhum dos turnos, para casa.
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se sair antes, o candidato será eliminado do concurso.