Negócios
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/12/2024 - 18:17

Moçambique busca parceria com Petrobras para impulsionar economia

Moçambique busca parceria com Petrobras devido às vastas reservas de gás na Bacia de Rovuma. O país, com potencial para se tornar o maior produtor de gás da África, planeja colaborar com a empresa brasileira. Além disso, há interesse em energias limpas, agricultura e turismo para impulsionar a economia.

Dono de uma das maiores reservas de gás do mundo, Moçambique quer estreitar as relações com a Petrobras. A reserva na Bacia de Rovuma, na província de Cabo Delgado, é estimada em 2,8 trilhões de metros cúbicos e pode transformar o país, localizado na costa leste da África, no maior produtor do continente.

É com esse trunfo na mão que o governo moçambicano quer iniciar as conversas com a estatal brasileira. A reserva de Rovuma conta com quatro campos, descobertos entre 2011 e 2012, com reservas iniciais comprovadas de 1,5 trilhão de metros cúbicos.

O Brasil, como base de comparação, tem reservas de 517 bilhões de metros cúbicos, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A área já atraiu empresas como a italiana Eni, a americana ExxonMobil, a francesa TotalEnergies e a chinesa CNPC. Agora, diz Daniel Chapo, presidente eleito de Moçambique, o país, que tem a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), criada em 1981, quer buscar uma parceria com a Petrobras.

-A Petrobras pode ser uma parceira importante. Vamos iniciar um relacionamento. Moçambique tem um grande potencial em gás, tanto em terra quanto no mar. Temos muitos blocos em pesquisa e campos em exploração no norte e no sul do país, com a atuação de multinacionais - diz Chapo.

Sylvia dos Anjos, diretora de exploração e produção da Petrobras, disse, em entrevista ao GLOBO, que esteve recentemente no Africa Energy, um evento de energia na África do Sul. Ela lembrou que vários países do continente mostraram interesse em ter a Petrobras como parceira, como África do Sul, Namíbia, Angola, Gana, Guiné, Congo, Mauritânia, Tanzânia e Moçambique.

-O Africa Energy foi um evento importante. E sabemos dos planos da Petrobras de crescer no mundo. Por isso, aqui há grandes oportunidades. Nossa ideia é trabalhar de perto com a embaixada e fazer conferências de negócios com o Brasil. O gás é uma fonte de energia de transição - afirma Chapo, lembrando que a maior parte da energia no país é gerada a partir de hidrelétricas.

Desde 2022, o país, por meio da ENH, exporta gás liquefeito (GNL) através de uma plataforma flutuante no campo chamado Coral Sul. Além de Cabo Delgado, o país tem outras áreas em estudo, como as Bacias de Inhassoro e de Moçambique.

Estima-se que o país tenha cerca de 50% das reservas de gás da África Subsaariana. Em 2023, a produção de gás no país chegou a 11,751 milhões de metros cúbicos por dia, uma alta de quase 100% em relação aos 4,596 milhões de metros cúbicos de 2019. Mas há desafios relacionados à segurança e aos impactos ambientais na região do país, que conta com áreas de proteção, segundo órgãos ambientais.

Com a expectativa de que a economia feche o ano de 2024 com alta de 3%, o país pretende ainda estimular o uso de energia solar na área energética, diz Chapo.

-Há uma demanda crescente por energias limpas. Queremos ainda ampliar as relações com o Brasil na área da agricultura e aumentar as parcerias com as instituições de ensino. Produzimos grãos, frutas e queremos aumentar as culturas de arroz e de amêndoas - lista ele, citando ainda os planos para a área de turismo.

Mais recente Próxima Honda e Nissan unem forças para enfrentar novos desafios da indústria automobilística. Especialistas explicam quais
Mais do Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica