Negócios
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/12/2024 - 16:37

Orizon e Gás Verde formam joint-venture para produção de biogás no RJ

Orizon e Gás Verde se unem em joint-venture para operar usinas de biometano a partir do lixo no Rio de Janeiro, visando expandir produção de biogás para indústria e veículos GNV. Empresas experientes buscam promover transição energética sustentável, atendendo demanda crescente por combustíveis renováveis.

O Grupo Orizon e a Gás Verde anunciaram hoje oficialmente a sua união em uma joint-venture para investir em duas novas usinas de produção de biometano a partir de resíduos sólidos no Rio de Janeiro.

A sociedade vai investir na construção e operação de duas usinas de biometano nos aterros sanitários de São Gonçalo e Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio. A nova empresa será administrada pela Bio-E, subsidiária da Orizon VR, que terá 50% de participação, e pela Gás Verde, dona dos outros 50%.

O próximo passo do negócio é o alinhamento de um plano conjunto de negócios, que definirá os investimentos necessários. As duas sócias têm uma experiência consolidada no setor.

O Grupo Orizon é uma referência nacional em transformação de resíduos, e a Gás Verde, parte do Grupo Urca, é hoje a maior produtora de biometano da América Latina. O gás obtido do lixo pode ser usado em veículos a gás assim como o GNV e também como fonte de energia na indústria.

Segundo o CEO da Orizon, Milton Pilão, as empresas uniram "experiências, eficiência e vantagens competitivas" para "multiplicar a oferta de gás natural renovável no país":

A produção do biometano das duas unidades será viabilizada a partir do biogás derivado dos ecoparques da Orizon, com capacidade de produção de cerca de 100 mil m³ por dia em cada uma delas.

'Solução para o passivo ambiental das cidades'

"A transação amplia nosso portfólio, contribui para o crescimento de nossas operações, com a meta de oferecer soluções sustentáveis para a valorização do resíduo, e fortalece nosso posicionamento de cooperar com uma transição energética mais justa", declarou o executivo em comunicado divulgado pelas empresas. .

Para a Gás Verde, que já produz biometano a partir de resíduos de aterros sanitários, sendo detentora da metade do mercado brasileiro, a sociedade permite avançar na expansão da companhia, que planeja converter 10 térmicas a biogás localizadas em seis estados no país, aumentando a produção para 600 mil m³/dia até 2028. Atualmente, a empresa é responsável pela geração de 160 mil m³/dia do gás, a partir de suas plantas localizadas em São Paulo e no Rio, a maior da América Latina.

Marcel Jorand - CEO da Gás Verde/Urca Energia — Foto: Divulgação
Marcel Jorand - CEO da Gás Verde/Urca Energia — Foto: Divulgação

"Vamos ampliar a oferta de biometano para o mercado, que já enxerga no biometano a solução eficaz para descarbonização da indústria e de frotas leves e pesadas. O biometano é um combustível produzido a partir de resíduos urbanos, e permite que as empresas reduzam suas emissões, sendo também uma solução para o passivo ambiental das cidades" pontua o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand.

Demanda crescente

No último semestre, a Orizon fechou novos acordos para a expansão de suas unidades. Além disso, celebrou contratos de compra e venda com as empresas Estre Ambiental, Edge e Neogás, a última com garantia da Companhia Ultragaz, empresa do Grupo Ultra. Estima-se que até 2028 o mercado nacional deve atingir uma produção de biometano de 2.150.000 m³ por dia.

"A Orizon opera 17 ecoparques em 12 estados brasileiros que possuem capacidade estimada de geração de 2,7 milhões de m³ de biogás por dia. Ao longo dos próximos anos, investiremos na construção de plantas que poderão gerar até 1,3 milhão de m³ por dia de biometano. Esse volume será fundamental para promover a descarbonização da economia e uma transição energética mais eficaz", avalia Pilão.

O biometano produzido pela Gás Verde abastece grandes indústrias, como a siderúrgica Ternium e a fabricante de bebidas Ambev, e as multinacionais Haleon, Vesuvius, Nestlé e L'Oréal. Também fornece o gás para 30 postos de combustíveis no estado do Rio, uma vez que o biometano é intercambiável com o gás natural.

'Combustível do futuro'

"A demanda por biometano, considerado o combustível do futuro, é maior do que a oferta, então, o aumento de produção vai possibilitar apoiar mais empresas em suas jornadas de descarbonização", afirma Jorand.

Em 2025, a Gás Verde vai inaugurar uma planta de CO₂ verde beverage grade, em Seropédica, no Rio. Será a primeira oriunda no Brasil de uma corrente de biometano.

Mais recente Próxima Honda e Nissan anunciam plano de fusão para 2026, criando terceira maior montadora global
Mais do Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica