Diálogos RJ, promovido pelo GLOBO, debate transição energética nesta sexta-feira
Brasil tem elevada participação de fontes renováveis na matriz, mas precisa investir mais em infraestrutura
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 26/06/2024 - 17:01
Transição Energética no RJ: Desafios e Oportunidades
O Diálogos RJ debate a transição energética no Brasil, enfatizando a necessidade de investimentos em infraestrutura e regulações para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Autoridades e especialistas discutem os desafios e oportunidades para o Rio de Janeiro, visando o desenvolvimento sustentável e econômico.
Tido como um dos países com a matriz energética mais limpa do mundo, o Brasil tem uma longa lista de desafios para aproveitar todo esse potencial sustentável.
Com o crescimento das fontes solar e eólica e a perspectiva em torno do hidrogênio verde, é preciso acelerar os investimentos em infraestrutura e avançar em soluções regulatórias para estimular o desenvolvimento de projetos que visam a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Levantamento do BNDES aponta que o Brasil precisa preencher uma lacuna anual de R$ 249 bilhões em investimentos em infraestrutura. No estado do Rio, o desafio é transformar esse potencial em novas perspectivas na economia do mar e no capital humano fluminense.
Para debater os desafios que o Rio tem pela frente na transição energética e das metas de conservação do meio ambiente, O GLOBO promove, nesta sexta-feira, como parte da iniciativa Diálogos RJ, um seminário com autoridades e especialistas, mediado pelo jornalista Alexandre Rodrigues, editor assistente de Economia do GLOBO.
O evento começa às 9h no Auditório da Editora Globo. As inscrições para participar presencialmente podem ser feitas neste link. O seminário Diálogos RJ - Transição Energética será transmitido ao vivo no canal do Jornal O GLOBO no YouTube, neste link.
Painéis e convidados
No primeiro painel, com o tema “Políticas e regulações estratégicas para o desenvolvimento”, participam Felipe Peixoto, secretário interino de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio; Hugo Leal, vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados; Heloisa Borges, diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Felipe Gonçalves, superintendente de Pesquisas da FGV Energia.
Já o segundo painel vai debater os “Desafios para implantação de iniciativas sustentáveis”. Estarão presentes Bernardo Rossi, secretário do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio; Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras; Mauro Andrade, diretor de Novos Negócios da Prumo Logística; e Marcel Jorand, CEO da Gás Verde.