Imposto de Renda 2024: Qual a diferença de VGBL ou PGBL? Precisa declarar plano de previdência? Entenda
Veja recomendações para cada tipo de perfil neste tipo de investimento. Os dados devem ser incluídos na declaração de IR, mas a tributação incide de forma diferente
Para quem quer se aposentar com tranquilidade ou tem projetos de longo prazo, os planos de previdência privada PGBL e VGBL são os mais indicados pelos bancos e corretoras. Mas qual é a diferença entre eles e como declarar no Imposto de Renda?
Basicamente, a diferença entre os dois tipos de plano de previdência privada está na tributação. No VGBL, o imposto de renda incide sobre os rendimentos. Já no PGBL, incide sobre o valor total, mas apenas quando é efetuado o resgate.
As contribuições feitas para um plano PGBL podem ser abatidas do Imposto de Renda em até 12% da renda bruta tributável, caso o titular opte pela declaração completa e seja contribuinte do INSS. O VGBL, no entanto, não permite dedução do IR.
Os prazos de vencimento, a rentabilidade e o tipo de alocação de cada um desses planos varia de acordo com o que foi contratado pela instituição financeira.
Como funciona a tributação sobre VGBL e PGBL?
Anderson Souza, professor de MBAs da FGV, explica que, em ambos os casos, a tributação pode incidir de duas formas: por tabela regressiva ou progressiva.
Na tabela regressiva, a alíquota varia de 35% a 10%, de acordo com o tempo que o dinheiro está investido, sendo que quanto mais tempo você demora para fazer o resgate, menor o imposto a ser pago. Já a tributação da tabela progressiva varia conforme a tabela do Imposto de Renda, o que pode fazer a taxação variar da isenção a 27,5%.
Desde 2004, a escolha pelo regime de tributação era feita no momento de contratação do plano, ou no máximo até o último dia útil do mês subsequente à contratação. Agora, a partir de uma lei sancionada neste ano, quem contratar uma previdência privada pode tomar a decisão apenas quando efetuar o primeiro resgate, seja ele total ou parcial. A nova regra também vale para quem já tinha um plano de previdência.
Qual vale a pena para cada perfil?
Larissa Frias, planejadora financeira do C6 Bank, diz que o PGBL é o mais recomendado para quem se opta pela declaração completa e contribui para o INSS, pois permite abater o valor investido do imposto de renda. Ela também sugere guardar no PGBL o valor correspondente a 12% da renda tributável no ano para garantir o benefício fiscal e aplicar o restante em VGBL:
- Imposto de Renda 2024: Como saber se estou no primeiro lote da restituição
— Indicamos o PGBL para todo investidor que tiver os pré-requisitos para obter o benefício fiscal. O PGBL, ao mesmo tempo que tem esse benefício fiscal, no final das contas, quando o investidor for resgatar, a incidência de imposto vai atingir o valor total, e não só o rendimento. Então só faz sentido quando tiver esse benefício, e aplicar até o limite de 12% — ela explica.
Preciso declarar?
Sim. Você não precisa declarar Imposto de Renda exclusivamente por ter aplicações em planos de previdência privada, mas caso a sua renda em 2023 tenha ultrapassado o teto de isenção e você seja um contribuinte nesta leva do IR, deve informar os valores investidos em PGBL e VGBL. Veja como:
Como declarar VGBL e PGBL
O VGBL deve ser declarado na ficha “Bens e Direitos”, disponível em “Fichas da Declaração”, no menu à esquerda do programa do Imposto de Renda 2024 para computador. Clique em “Novo”.
Selecione o grupo 99 (Outros) e o código 06 (VGBL). Depois, informe quem é o beneficiário (se é você ou um de seus dependentes) e os dados solicitados, que podem ser encontrados no informe de rendimentos do seu banco.
Em “Discriminação”, detalhe os aportes e resgates ao longo do ano. Já nos campos “Situação em 31/12/2022” e “Situação em 31/12/2023”, escreva o saldo acumulado em cada data, sem considerar a rentabilidade. Clique em "Ok" para confirmar.
Já o PGBL deve ser informado na ficha “Pagamentos Efetuados”. Clique em “Novo”.
Selecione o código 36 (Previdência Complementar). Você deve declarar apenas o valor que foi guardado ao longo de 2023, além de informar outros detalhes pedidos, como quem realizou a despesa (se foi você ou um de seus dependentes) e onde esse dinheiro está aplicado. Clique em "Ok" para confirmar.