Imposto de Renda 2024: sua empresa não entregou ainda o informe de rendimentos? Veja como acessar
Hoje é o último dia, e empregado também pode emitir o documento no portal e-CAC, da Receita. Bancos e corretoras também devem enviar a clientes o demonstrativo anual ainda nesta quinta-feira
Terminou no último dia 29 de fevereiro o prazo para que empregadores, bancos e corretoras entreguasse o informe de rendimentos referente ao ano de 2023 para o Imposto de Renda 2024. O documento é necessário para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de 2024, com prazo entre 15 de março e 31 de maio.
- Tire suas dúvidas: Quem precisa declarar o IR 2024? Quem é isento? Qual o prazo para entregar declaração? Entenda
- Imposto de Renda 2024: Veja lista de documentos necessários para declaração
Como acessar o informe de rendimentos online?
As empresas precisam incluir no informe todos os valores recebidos pelo contribuinte, como salários, bônus ou comissões. Caso o empregador ainda não tenha enviado o documento, o declarante pode acessá-lo por meio do Portal e-CAC, da Receita Federal, com seu login gov.br.
A consulta está limitada a rendimentos recebidos sob códigos de receita específicos, como rendimentos do trabalho assalariado, do trabalho sem vínculo empregatício, resgates de previdência complementar, aluguéis, royalties e juros pagos a pessoa física, explicaram os advogados tributaristas Samir Choaib e Sonia Senhorini Rodrigues, sócios do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados.
Como consultar informe de rendimentos vinculados a investimentos em ações e renda fixa?
Rendimentos vinculados a investimentos em ações e renda fixa não integram essa lista e devem ser apresentados pelos bancos ou corretoras aos clientes.
Veja como acessar o Portal e-CAC:
Primeiro passo: acesse o centro de atendimento virtual;
Segundo passo: clique em “Entrar com gov.br” para acessar o portal com seu login do site do governo;
Terceiro passo: cadastre-se ou faça login em sua conta gov.br por meio de uma das opções oferecidas (número de CPF, login com banco, certificado digital ou certificado digital em nuvem);
É válido lembrar que o acesso ao e-CAC está restrito às pessoas que possuem contas gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Isso pode ser obtido a partir da vinculação da conta bancária de quem estiver acessando, biometria facial da CNH ou certificado digital à conta gov.br. O login feito com as informações bancárias já garante o nível prata automaticamente.
Quarto passo: ao acessar o portal, clique na opção “Declarações e Demonstrativos”.
Quinto passo: clique na opção “Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”;
Sexto passo: consultar o ano-base de 2023.
Após selecionar o ano-base 2023, o contribuinte poderá acessar os informes já declarados pelas fontes pagadoras.
Ainda não recebi meu informe, o que fazer?
Além de acessar o portal, o declarante pode procurar o departamento de recursos humanos da empresa em que trabalha antes do prazo de entrega da declaração do IR terminar. Em relação às instituições financeiras, deve-se procurar o atendimento ao cliente.
Choaib e Rodrigues ressaltam que o contribuinte precisará apresentar a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), mesmo sem ter o informe em mãos.
Caso não receba o documento a tempo, os advogados informam que a pessoa deve preencher a Declaração a partir das informações que possuir, com base em demonstrativos mensais, por exemplo, a fim de evitar ser penalizado por atraso na entrega.
As empresas e instituições financeiras que não fornecerem o informe ficam sujeitas à multa de R$ 41,43.
*Estagiária sob supervisão de Danielle Nogueira.