'Sabia que poderia ajudar a fazer um grande musical', diz Lin-Manuel Miranda sobre canções de 'Mufasa: O rei leão'
Prelúdio de 'O rei leão' chega a 2.300 salas no Brasil
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 19/12/2024 - 15:23
Lin-Manuel Miranda: Compositor de "Mufasa" e conexão com o público brasileiro
Lin-Manuel Miranda destaca seu papel na composição de canções para "Mufasa: O rei leão" e o desafio de trazer nova perspectiva aos personagens. O premiado artista, apaixonado por animações Disney, revela a emoção de trabalhar no universo de "O rei leão" e sua relação especial com o público brasileiro, sempre exigente.
Após despontar para o estrelato com musicais de sucesso na Broadway, como “In the Heights” e “Hamilton”, o ator e compositor Lin-Manuel Miranda chamou a atenção da Disney e acabou emendando uma série de projetos para o estúdio, com destaque para “Moana — Um mar de aventuras” (2016), “Encanto” (2021) e “A pequena sereia” (2023), obras que renderam hits como “How far I'll go” e “We don't talk about Bruno”.
- Temporada de premiações: Conheça todos os rivais de 'Ainda estou aqui' na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional
- Toninho Geraes x Adele: especialistas debatem plágio de 'Mulheres', após decisão da Justiça favorável ao sambista
O novaiorquino de origem porto riquenha de 44 anos, vencedor do Emmy, do Grammy e do Tony, e com duas indicações ao Oscar, agora retorna para uma nova empreitada no universo Disney. Ele é responsável pela composição das canções de “Mufasa: O rei leão”.
Dirigido pelo cultuado Barry Jenkins, de “Moonlight: Sob a luz do luar”, “Mufasa” é um prelúdio da história contada na animação “O rei leão” (1994) e na refilmagem homônima de 2019. O filme, em cartaz nos cinemas desde ontem, retrata a origem do pai de Simba, muito antes de assumir como o rei da selva.
— “Mufasa” foi um projeto incrível que chegou para mim em péssimo momento. Estava editando “Tick, Tick... Boom!” e tinha acabado de escrever “Encanto”. Estava morto de cansaço — lembra Miranda em entrevista via Zoom. — Mas Barry Jenkins é um dos meus diretores favoritos. Liguei para ele e disse: “amo o roteiro, sinto que sei para onde iria com as canções, posso te ajudar a fazer um grande musical, mas estou exausto. Você pode esperar por mim por seis meses?”. E ele disse, sim.
O compositor, que está pré-indicado ao Oscar na categoria de melhor canção original, pelo trabalho em “Tell me it’s you”, da trilha de “Mufasa”, conta que ficou interessado no projeto por descobrir uma outra faceta do personagem-título.
— O que me interessou ao ler o roteiro foi que eu pensava saber tudo sobre Mufasa e Scar. O Mufasa era o cara legal e Scar o vilão. Mas o filme complica um pouco essa noção. Tudo que eu sabia estava errado. Mufasa não é perfeito e Scar é um adorável e carinhoso irmão quando os conhecemos — lembra.
Se conquistar o Oscar, Miranta se juntará ao seleto grupo de vencedores do EGOT, conjunto de prêmios formado por Emmy, Grammy, Oscar e Tony.
Primeiro contato
Apaixonado pelas animações clássicas da Disney, ao ponto de nomear seu primeiro filho, Sebastian, de 10 anos, em homenagem ao personagem de “A pequena sereia”. Ele também é pai do pequeno Francisco, de 6, cujo nome, aparentemente, não possui inspirações cinematográficas.
O ator e músico lembra com clareza a primeira vez que foi impactado por “O rei leão”.
— Como um adolescente nos anos 1990, meu primeiro contato com “O rei leão” não foi com o filme, mas com trailer do filme. No que talvez tenha sido a maior jogada de marketing de todos os tempos, o trailer foi o número de “Circle of life”. A Disney simplesmente lançou os quatro primeiros minutos do filme. Ver aquela procissão de animais foi algo que te deixava perguntando, “onde estamos? O que está acontecendo? Quando posso comprar o ingresso?” — cita Miranda. — Foi algo tão transportador e impactante, em um território que a Disney nunca havia explorado. Faltei um dia de aula para assistir à primeira sessão. Não podia esperar. Gastei aquele CD ao máximo e memorizei toda a trilha sonora.
Ao adentrar o universo de “O rei leão”, Miranda se junta a compositores como Elton John e Tim Rice, vencedores do Oscar de melhor canção original por “Can you feel the love tonight” em 1995, e Beyoncé, que escreveu uma canção da trilha da versão de 2019.
— É uma incrível companhia a se estar — comemora.
Cobrança brasileira
Antes da confirmação de que “Encanto” seria passado na Colômbia, rumores indicavam de que a animação se passaria no Brasil, algo que Miranda sempre negou. O ator lembrou a relação com os fãs brasileiros e o desejo que escreve algo para o Brasil.
— O Brasil espera mais de mim o tempo todo — ri o compositor. — Vocês são o país mais on-line de todo o mundo. Nunca foi esquecer que tivemos que correr para fazer as legendas de “Hamilton” no Disney+, porque todo dia, o Brasil reclamava: “onde estão as legendas em português?”
Inscreva-se na Newsletter: Seriais