O que as indicações de Fernanda Torres e 'Ainda estou aqui' ao Globo de Ouro significam na corrida do Oscar
A entrega do Globo de Ouro acontece no dia 5 de janeiro. Os indicados ao Oscar 2025 serão conhecidos em 17 de janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 09/12/2024 - 18:29
"Expectativa crescente: 'Ainda estou aqui' pode concorrer ao Oscar 2025 após indicações no Globo de Ouro"
As indicações de Fernanda Torres e "Ainda estou aqui" ao Globo de Ouro aumentam a expectativa para o Oscar 2025. O filme de Walter Salles pode concorrer a melhor filme internacional. O Globo de Ouro já foi termômetro do Oscar, mas prêmios de sindicatos têm mais peso atualmente. A entrega do Globo de Ouro ocorre em 5 de janeiro, e os indicados ao Oscar 2025 serão revelados em 17 de janeiro.
As indicações de Fernanda Torres e "Ainda estou aqui" ao Globo de Ouro de melhor atriz de filme de drama e melhor filme de língua não-inglesa, respectivamente, divulgadas na manhã desta segunda-feira, aumentaram a expectativa para possíveis indicações ao Oscar 2025. O longa de Walter Salles, adaptação de livro de Marcelo Rubens Paiva, foi selecionado para representar o país na disputa por uma vaga entre os concorrentes a melhor filme internacional.
- Globo de Ouro 2025: veja lista de indicados
- 'Ainda estou aqui' e 'A substância': Fernanda Torres e Demi Moore compartilham segundo lugar em prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles
Estar na lista do Globo de Ouro é mesmo um sinal de boas notícias no Oscar? É um indicativo animador, mas não o único — nem o mais importante. Principalmente no início desta década, quando a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood foi acusada de falta de representatividade em suas estruturas. Em 2022, nem houve transmissão ao vivo da premiação.
Saiba quem interpreta personalidades reais no filme 'Ainda estou aqui'
— Durante muitos anos, o Globo de Ouro foi considerado o grande termômetro do Oscar, mas hoje essa função fica com os prêmios de sindicatos — diz o crítico de cinema e Bonequinho do GLOBO Marcelo Janot. — Mas não dá para ignorá-lo, e é muito bom ver “Ainda estou aqui” nele.
Os prêmios de sindicato são os chamados “Guild Awards”: há o Producers Guild of America, dos produtores; Directors Guild of America, dos diretores; Writers Guild of America, dos roteiristas; e o Screen Actors Guild, dos atores. Isso sem contar tantas outras premiações e listas de prestígio. A entrada de “Ainda estou aqui” no rol de melhores filmes internacionais do ano do National Board of Review, tradicional associação de críticos de Nova York, é um feito considerável. O Critics’ Choice de melhor atuação internacional dado a Fernanda por outra associação de críticos americana e canadense, em outubro, também animou. No domingo, mais uma conquista: ela compartilhou o segundo lugar com Demi Moore, de “A substância”, em prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles.
A entrega do Globo de Ouro acontece em Los Angeles, no dia 5 de janeiro. Os indicados ao Oscar 2025 serão conhecidos em 17 de janeiro.
Inscreva-se na Newsletter: Seriais